By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fuvest anula questão de matemática em prova da 1ª fase 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fuvest anula questão de matemática em prova da 1ª fase 
outros

Fuvest anula questão de matemática em prova da 1ª fase 

Última atualização: 25 de novembro de 2025 16:22
Published 25 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Segundo parecer da banca, não existe uma alternativa correta para a questão; entenda  Educação, Ensino superior, Fuvest, USP (Universidade de São Paulo) CNN Brasil

Contents
Leia MaisPNE: entenda projeto que pode transformar política educacional brasileiraComeça adesão de instituições ao Prouni 2026; veja prazosUSP figura entre as 50 melhores do mundo em pesquisa integradaQuestão anulada:Relembre o caso:O que dizem os professores

A Fuvest anulou a questão de Matemática (número 3 no Caderno de Provas V1) da 1ª fase do vestibular 2026, realizada no último domingo, 23 de novembro.

Segundo o parecer da banca que elabora o vestibular, dentre as alternativas apresentadas, não existe uma correta e, portanto, o parecer é pela Anulação da questão.

Leia Mais

  • PNE: entenda projeto que pode transformar política educacional brasileira

    PNE: entenda projeto que pode transformar política educacional brasileira

  • Começa adesão de instituições ao Prouni 2026; veja prazos

    Começa adesão de instituições ao Prouni 2026; veja prazos

  • USP figura entre as 50 melhores do mundo em pesquisa integrada

    USP figura entre as 50 melhores do mundo em pesquisa integrada

Nesta quarta-feira (26) será publicado o gabarito retificado no site da Fuvest. É importante ressaltar que o valor da questão anulada será atribuído a todos os candidatos presentes.

Questão anulada:

Em uma eleição para um conselho composto por 5 membros, existem 7 candidatos inscritos e um total de 35 eleitores.

São eleitos os 5 candidatos com mais votos, sendo o critério de desempate a idade, isto é, se houver uma só vaga para dois candidatos que empataram em número de votos, o candidato mais velho é eleito e o mais novo, não. Aleph, que é o mais novo dentre todos os candidatos, está analisando quantos votos precisa para garantir sua eleição.

Sabendo que cada eleitor tem direito a votar em somente um candidato e que, geralmente, nessas eleições, um ou dois dos eleitores não comparecem para votar, pode-se afirmar:

(A) Se um ou dois eleitores não comparecerem, Aleph será eleito se tiver pelo menos 5 votos.

(B) Aleph não será eleito com 5 votos, mesmo que um ou dois eleitores não compareçam.

(C) Caso dois eleitores não compareçam, Aleph precisará receber 5 votos para se eleger. Mas, se apenas um eleitor não comparecer, 5 votos não garantem sua eleição.

(D) Na hipótese de dois eleitores não comparecerem, Aleph precisa que um dos eleitos tenha recebido 6 ou mais votos para que ele consiga se eleger com apenas 4 votos.

(E) Na hipótese de apenas um dos eleitores não comparecer, Aleph precisa que dois dos eleitos tenham recebido 6 ou mais votos para que ele consiga se eleger com apenas 4 votos.

Relembre o caso:

A questão 3 de matemática da prova V1 da Fuvest 2026, aplicada neste domingo (23), foi contestada por professores de três dos maiores cursinhos do país. Para eles, nenhuma das alternativas apresentadas é correta.

O item descrevia uma eleição com sete candidatos, 35 eleitores e cinco vagas, e pedia para calcular quantos votos Aleph, o mais novo entre os concorrentes, precisaria para garantir sua vitória caso um ou dois eleitores faltassem. Um dos critérios de desempate era justamente a idade, e os mais velhos levavam vantagem.

A alternativa tida como correta pelo vestibular é a letra C: “Caso dois eleitores não compareçam, Aleph precisará receber cinco votos para se eleger. Mas, se apenas um eleitor não comparecer, cinco votos não garantem sua eleição.”

Mas Objetivo, Poliedro e Anglo afirmam que essa resposta também está errada — e que nenhuma das cinco alternativas garante o que o enunciado pede.

O que dizem os professores

O coordenador de matemática do Objetivo, Giuseppe Nobilioni, disse que nenhuma das opções pode ser afirmada com certeza porque todos os cenários admitem exceções. “Nenhuma das cinco alternativas é garantidamente correta. O cursinho considera a questão sem resposta.”

No Poliedro, a conclusão foi semelhante. Os professores analisaram cada opção e mostraram como, em todas elas, é possível montar distribuições de votos que invalidam a afirmação.

“Mesmo com cinco votos, Aleph pode ficar de fora se outros candidatos também alcançarem essa marca e forem mais velhos — a situação descrita contradiz A, C e outros itens”, afirmou Luiz Otávio Ciurcio Neto, diretor das unidades do Poliedro Curso.

Ele diz que há consenso interno de que nenhuma das alternativas está correta.

O professor Victor Pompeo, do Anglo, também afirma que os cenários propostos não atendem ao pedido central do enunciado: garantir a eleição de Aleph em qualquer arranjo possível de votos.


Questão de matemática contestada por professores da prova V1 da Fuvest desde domingo (23)
Questão de matemática contestada por professores da prova V1 da Fuvest desde domingo (23) • Reprodução

Ele explica que o problema exige avaliar o pior caso, e não simplesmente um exemplo possível. Pompeo diz que a alternativa C falha porque, mesmo faltando dois eleitores, Aleph poderia se eleger com bem menos do que cinco votos — em um dos cenários apresentados pelo professor.

“É possível ele se eleger com um voto se a distribuição entre os demais candidatos concentrar votos nos quatro primeiros colocados. Todas as alternativas apresentam inconsistências semelhantes.”

Já Fernando Peters, coordenador de matemática do Curso e Colégio Etapa, afirma que a alternativa correta é a D e que “a C com certeza é incorreta”.

Peters explica que, embora a alternativa C afirme que Aleph precisaria de cinco votos caso dois eleitores faltassem, “isso não é verdade”.

“Se você perceber a seguinte configuração: um candidato recebe 26 votos, Aleph quatro, e os outros candidatos recebem 1-1-1-0-0, pronto, temos uma situação que anula essa afirmação — dois eleitores não comparecem e Aleph consegue se eleger com menos de cinco votos.” Ele acrescenta que a alternativa C reúne duas declarações conectadas por “mas” e que, sendo uma delas falsa, toda a opção se torna incorreta.

Sobre a alternativa D, Peters diz que ela apresenta uma condição necessária, e não uma garantia: Aleph precisa que ao menos um dos eleitos receba seis ou mais votos para que seja possível elegê-lo com quatro. “Essa condição não assegura sua eleição em todos os cenários, mas, como a alternativa não afirma suficiência — apenas necessidade —, ela permanece válida.”

Fuvest 2025: como fazer uma boa resposta dissertativa na segunda fase

 

You Might Also Like

Globo de Ouro: veja reações dos atores que perderam para Wagner Moura 

Globo de Ouro: web celebra vitórias de “O Agente Secreto” e de Wagner Moura 

Wagner Moura faz história e se torna primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro como Melhor Ator de Drama

“O Agente Secreto” perde prêmio de Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro 

Globo de Ouro: veja discurso de Wagner Moura ao ganhar como Melhor Ator 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Ator galã famosão é flagrado com musa de conteúdo adulto e affair acaba exposto; veja

17 de junho de 2025
Jerônimo e Geraldo Júnior entram no clima do São João e dançam forró: ‘Já pode ou tá cedo?’; assista
Vereador investigado pela PF é nomeado membro de Conselho do Instituto de Previdência de Campo Formoso
No BBB25, Giovanna e Vilma discutem: “Você é uma cobra” 
Ator e humorista lembra envolvimento do pai com a máfia italiana: “Barra pesada”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?