USP aprova alterações que incluem menos questões e nova estrutura de provas para candidatos Educação, Fuvest, USP (Universidade de São Paulo), Vestibular CNN Brasil
A Fuvest, responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), anunciou nesta quarta-feira (17) mudanças significativas para as edições de 2027 e 2028 do seu processo seletivo.
As alterações, aprovadas pelo Conselho de Graduação da USP, impactarão o formato das provas da primeira e segunda fases, com foco na redução de questões e na interdisciplinaridade.
As novidades dão continuidade a modificações já implementadas em 2024, de acordo com o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco.
“São alterações aprovadas em 2024 pelo Conselho, como a inserção de novas componentes curriculares, o novo programa na 1ª fase e em parte da 2ª fase, e a adoção de múltiplos gêneros textuais para elaboração da redação.”
Para o Vestibular 2027, aplicado já no próximo ano, a primeira fase terá uma redução no número de questões de múltipla escolha. Serão 80 perguntas, em vez das 90 tradicionais, mantendo o tempo de prova.
A medida visa proporcionar mais tempo para os candidatos refletirem sobre questões que conectam conhecimentos de diferentes áreas, de acordo com a Fuvest.
As mudanças para o Vestibular 2028, aplicado em 2027, também afetarão a segunda fase.
No primeiro dia, a prova passará a contemplar linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, arte e educação física), permitindo uma abordagem interdisciplinar nessa etapa.
O candidato responderá a oito questões, em vez das dez atuais, além de elaborar a redação.
No segundo dia da segunda fase, as provas terão dez questões, uma redução em relação às 12 cobradas atualmente.
Haverá também uma diminuição nos tipos de provas, passando de 22 para apenas seis modelos, que serão aplicados conforme a carreira escolhida pelo candidato.
Confira os seis modelos:
Tipo 1: matemática e suas tecnologias (10 questões em abordagem pura e/ou aplicada);
Tipo 2: ciências da natureza e suas tecnologias (10 questões de biologia, física e química, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 3: ciências humanas e sociais aplicadas (10 questões de filosofia, geografia, história e sociologia, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 4: matemática e suas tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e ciências da natureza e suas tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 5: matemática e suas tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e ciências humanas e sociais aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 6: ciências da natureza e suas tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada) e ciências humanas e sociais aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada)
A Pró-Reitoria de Graduação da USP consultará as unidades ao longo de 2026 para que indiquem o modelo de prova a ser aplicado em cada carreira.
“É importante que isso seja de conhecimento público o mais rapidamente possível para que os candidatos possam saber o que será cobrado deles na 2ª fase do vestibular aplicado em 2027”, afirma Monaco.
USP assume 1º lugar em ranking de universidades da América Latina

