By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Gabigol é absolvido por acusação de fraude em exame antidoping no Flamengo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Gabigol é absolvido por acusação de fraude em exame antidoping no Flamengo 
outros

Gabigol é absolvido por acusação de fraude em exame antidoping no Flamengo 

Última atualização: 4 de julho de 2025 11:47
Published 4 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Absolvição diz respeito a um caso de abril de 2023 no Ninho do Urubu, CT do Rubro-Negro  Cruzeiro, -itatiaia-esportes-, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Gabigol CNN Brasil

Contents
Leia MaisEx-jogador revela dispensa da base do Cruzeiro após “roubar” geladeiraMarta vai jogar a Copa do Mundo de 2027 no Brasil? Cris Gambaré respondeDiogo Jota: Leonardo Jardim, do Cruzeiro, lamenta morte do jogadorLeia o documento do CASEntenda o caso

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) absolveu, em decisão expedida nesta sexta-feira (4), o atacante Gabigol, do Cruzeiro, em um caso de protocolo antidoping em 2023, quando jogava pelo Flamengo.

O jogador conseguiu reverter uma punição em primeira instância que o impediu de entrar em campo naquele ano.

Leia Mais

  • Ex-jogador revela dispensa da base do Cruzeiro após "roubar" geladeira

    Ex-jogador revela dispensa da base do Cruzeiro após “roubar” geladeira

  • Marta vai jogar a Copa do Mundo de 2027 no Brasil? Cris Gambaré responde

    Marta vai jogar a Copa do Mundo de 2027 no Brasil? Cris Gambaré responde

  • Diogo Jota: Leonardo Jardim, do Cruzeiro, lamenta morte do jogador

    Diogo Jota: Leonardo Jardim, do Cruzeiro, lamenta morte do jogador

O Cruzeiro aguardava, desde abril deste ano, o resultado do último julgamento do recurso apresentado pela defesa do atleta.

Por força de um efeito suspensivo alcançado em 2024, ainda no Flamengo, o atacante pôde seguir atuando até a definição oficial do caso, nesta sexta (4).

Caso considerado culpado, Gabigol cumpriria uma pena até o fim de abril deste de 2025 e não poderia entrar em campo pela Raposa. A decisão final saiu após o fim do prazo estabelecido como punição.

Leia o documento do CAS

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) manteve um recurso apresentado por Gabriel Barbosa Almeida (comumente conhecido como Gabigol) contra a União Federal do Brasil (União) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) referente a uma potencial violação das regras antidoping. A suspensão de 24 meses imposta ao Sr. Barbosa foi anulada.

O Sr. Barbosa participou de um teste antidoping fora de competição conduzido pela ABCD em vários membros do Clube de Regatas do Flamengo em 8 de abril de 2023. As amostras fornecidas pelo Sr. Barbosa em abril de 2023 foram analisadas e retornaram resultados negativos para substâncias proibidas.

Em 30 de maio de 2023, o Sr. Barbosa foi notificado de uma potencial violação de regra antidoping (ADRV) por ter adulterado o processo de controle de dopagem e tentado “obstruir todo o processo de controle”. O Sr. Barbosa negou a acusação, que foi encaminhada ao Tribunal Antidopagem Brasileiro (TAD). O TAD emitiu uma decisão em 25 de março de 2024 para aplicar uma suspensão de 24 meses por tentativa de adulteração, suspendendo o Sr. Barbosa até 7 de abril de 2025.

O Sr. Barbosa apresentou um recurso ao CAS em 2 de abril de 2024, juntamente com um Pedido de Medidas Provisórias para suspender a decisão do TAD. As Medidas Provisórias foram concedidas pelo CAS em 30 de abril de 2024, e a suspensão foi pausada enquanto os processos do CAS estavam em andamento. O recurso visava anular completamente a decisão do TAD e que o CAS decidisse que nenhuma adulteração ou tentativa de adulteração foi cometida.

Uma audiência presencial foi realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 3 e 4 de abril de 2025. O Painel avaliou as ações atribuídas ao Sr. Barbosa em 8 de abril de 2023, que consistiram em falha em se apresentar à estação de controle de dopagem após a notificação, a falta de acompanhante e uma atitude desrespeitosa para com os Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs).

O Painel determinou que, embora o comportamento do Sr. Barbosa tenha sido completamente descolaborativo, ele não pode ser considerado como “adulteração” sob o Código Mundial Antidoping (WADC) e não atinge o limite de uma ADRV. O Painel enfatizou que tal comportamento poderia ter constituído uma ADRV, caso os DCOs tivessem notificado o Sr. Barbosa adequadamente, ou adotado uma abordagem mais robusta, avisando-o de que não tolerariam quaisquer atrasos para ir à estação de controle de dopagem, ou qualquer tipo de comportamento obstrutivo.

À luz dessas considerações, o Painel do CAS concluiu que nenhuma sanção deve ser imposta ao Sr. Barbosa. O recurso do Sr. Barbosa é mantido, e a decisão do TAD é anulada. Este documento é um resumo não oficial para uso da mídia. A menos que as Partes solicitem confidencialidade, uma decisão completa do CAS será publicada no site de jurisprudência do CAS.

Entenda o caso

Em 8 de abril de 2023, técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram até o Ninho do Urubu, CT do Flamengo, para realizar exame antidoping surpresa em alguns jogadores, praxe no trabalho da autoridade.

Gabigol, segundo a denúncia apresentada pela procuradoria, não gostou de ter sido sorteado e dificultou o trabalho dos profissionais.

Ele não teria feito a coleta quando solicitado, indo almoçar antes, se irritando quando foi acompanhado ao local para urinar e não teria lacrado o recipiente, como pede o protocolo. O caso foi relatado pelos oficiais à ABCD, que fez o repasse das informações à procuradoria, para investigação.

Gabigol, por meio de nota, disse que o exame foi feito e apresentou resultado negativo. Na época, ele também negou qualquer tentativa de fraude.

 

You Might Also Like

Lula rebate Trump após fala sobre perseguição a Bolsonaro: “Ninguém está acima da lei”

Andrea Bocelli anuncia dois shows no Brasil; veja datas e como comprar 

Homem é preso após desviar R$ 106 milhões com dados de gerentes de banco 

Policial que matou jovem por engano foi solto após pagar R$ 6.500 de fiança 

Moraes mantém prisão de réu por tentativa de bomba no aeroporto de Brasília 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Grêmio x Pelotas: horário e onde assistir ao jogo do Gaúchão 

11 de fevereiro de 2025
Medicamentos populares para emagrecimento têm mais efeito em um dos sexos 
Governo registra abertura de 20 novos mercados internacionais em janeiro 
Feminicida queria matar a ex e o próprio irmão, atual namorado dela
Novo CT da base do Santos é construído com apoio da família Neymar 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?