Atacante foi acusado, em 2023, enquanto ainda jogava no Flamengo, de não seguir os protocolos durante um teste antidoping surpresa Cruzeiro, CNN Esportes, futebol nacional, Gabigol CNN Brasil
Gabriel Barbosa, do Cruzeiro, utilizou as redes sociais para desabafar após ser absolvido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) nesta sexta-feira (4) em um caso de protocolo antidoping em 2023, quando jogava pelo Flamengo.
O jogador conseguiu reverter uma punição em primeira instância que o impediu de entrar em campo naquele ano.
“A justiça foi feita. Mas a ferida fica. Foram quase dois anos dos mais difíceis da minha vida, quando fui acusado injustamente, apontado por algo que nunca fiz. Nenhuma substância proibida foi encontrada, mas ainda assim quiseram me punir por uma suposta “atitude”. Vi meu caráter ser questionado, minha palavra ser desacreditada, minha família sofrer, meus fãs divididos”, iniciou Gabigol.
“Carreguei o peso de ser visto como culpado antes mesmo de ser julgado. Vivi a dor de ver potenciais novos caminhos se fecharem e jovens que se inspiram em mim confundidos sobre quem eu realmente sou. O CAS hoje reconheceu o óbvio: que não houve fraude, que não houve adulteração. Que justiça para a justiça não é perseguição”, completou.
“Espero que meu caso sirva de reflexão para que nunca mais um atleta, ou qualquer pessoa, passe pelo que eu e minha família passamos. Saio desse processo de cabeça erguida, mas com a certeza de que jamais esquecerei quem caminhou comigo. A verdade sempre prevalece!”, finalizou Gabriel no X.
A justiça foi feita. Mas a ferida fica.
Foram quase dois anos dos mais difíceis da minha vida, quando fui acusado injustamente, apontado por algo que nunca fiz. Nenhuma substância proibida foi encontrada, mas ainda assim quiseram me punir por uma suposta “atitude”. Vi meu…
— Gabriel Barbosa (@gabigol) July 4, 2025
O atacante, em outra postagem, também agradeceu ao Cruzeiro pela confiança durante o processo.
Obrigado @Cruzeiro, pela confiança, jamais será esquecido
https://t.co/axhlihKlYc
— Gabriel Barbosa (@gabigol) July 4, 2025
“Obrigado, Cruzeiro, pela confiança. Sempre será lembrado”, disse.
-
1 de 9Durante apresentação à torcida do Cruzeiro, Gabigol faz o “punho cerrado”, tradicional gesto da Máfia Azul, principal torcida organizada da equipe mineira • Divulgação/Cruzeiro
-
2 de 9Gabigol faz seu gesto tradicional ao ser apresentado à torcida do Cruzeiro • Divulgação/Cruzeiro
-
3 de 9Gabigol em apresentação no Mineirão • FERNANDO MORENO/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
-
-
4 de 9Torcedor do Cruzeiro no Mineirão durante apresentação do Gabigol • Divulgação/Cruzeiro
-
5 de 9Torcedor do Cruzeiro no Mineirão durante apresentação do Gabigol • Divulgação/Cruzeiro
-
6 de 9Torcedores do Cruzeiro no Mineirão durante apresentação do Gabigol • Divulgação/Cruzeiro
-
-
7 de 9Torcedores do Cruzeiro no Mineirão durante apresentação do Gabigol • Divulgação/Cruzeiro
-
8 de 9Torcedores do Cruzeiro no Mineirão durante apresentação do Gabigol • Divulgação/Cruzeiro
-
9 de 9Torcedor do Cruzeiro no Mineirão durante apresentação do Gabigol • Divulgação/Cruzeiro
-
Antes, o clube também se posicionou sobre a absolvição.
“O Cruzeiro tomou ciência da decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que absolveu o atleta Gabriel da acusação de fraude em exame antidoping. Com isso, o atacante está totalmente liberado para dar sequência em sua trajetória como atleta profissional”, escreveu em nota oficial.
O Cruzeiro tomou ciência da decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que absolveu o atleta Gabriel da acusação de fraude em exame antidoping.
Com isso, o atacante está totalmente liberado para dar sequência em sua trajetória como atleta profissional. pic.twitter.com/yJIZZc6VRI
— Cruzeiro
(@Cruzeiro) July 4, 2025
Relembre o caso
Em 8 de abril de 2023, técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram ao CT do Flamengo para realizar exame antidoping surpresa em alguns jogadores, praxe no trabalho da autoridade.
Gabigol, segundo a denúncia apresentada pela procuradoria, teria dificultado o trabalho dos profissionais.
Segundo relatos, o jogador não teria feito a coleta quando solicitado, indo almoçar antes. O atacante teria se irritado quando foi acompanhado ao local para urinar e não teria lacrado o recipiente, como pede o protocolo.
O caso foi relatado pelos oficiais à ABCD, que fez o repasse das informações à procuradoria, para investigação.
Julgamento
O Cruzeiro aguardava, desde abril deste ano, o resultado do último julgamento do recurso apresentado pela defesa de Gabigol. Por força de um efeito suspensivo alcançado em 2024, ainda no Flamengo, o atacante pôde seguir atuando até a definição oficial do caso, nesta sexta.
Caso fosse considerado culpado, Gabigol cumpriria uma pena até o fim de abril deste de 2025. A decisão final saiu após o fim do prazo estabelecido como punição.
O Cruzeiro observava o caso de perto, já que contratou o jogador em 1º de janeiro de 2025 após Gabigol marcar época no Flamengo. O atacante de 28 anos assinou com a Raposa até o fim de 2028.

