By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Gabinete israelense anuncia expansão da ofensiva terrestre em Gaza 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Gabinete israelense anuncia expansão da ofensiva terrestre em Gaza 
outros

Gabinete israelense anuncia expansão da ofensiva terrestre em Gaza 

Última atualização: 5 de maio de 2025 08:40
Published 5 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Autoridades afirmaram que podem tomar todo o enclave em operação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gabinete israelense anuncia expansão da ofensiva terrestre em Gaza no site CNN Brasil.  Internacional, Benjamin Netanyahu, Gaza, Hamas, Israel, Netanyahu CNN Brasil

Contents
Leia MaisGabinete israelense apoia planos para expandir operação em GazaPapamóvel vai se tornar clínica móvel de saúde para crianças em Gaza“Morrer é mais fácil”, diz palestina sobre fome que assola Gaza

O gabinete de segurança do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, votou pela intensificação da ofensiva contra o grupo militante palestino Hamas em Gaza, a ponto de tomar todo o enclave e manter seus territórios, falou uma autoridade israelense nesta segunda-feira (5).

Uma reportagem da emissora pública israelense Kan, citando autoridades com conhecimento dos detalhes, afirmou que o novo plano seria gradual e levaria meses, com as forças se concentrando primeiro em uma área do território devastado.

Tal cronograma poderia abrir caminho para um cessar-fogo e negociações para a libertação de reféns antes da visita do presidente dos EUA, Donald Trump, à região na próxima semana, segundo o ministro do gabinete de segurança, Zeev Elkin.

“Ainda há uma janela de oportunidade até que o republicano conclua a visita ao Oriente Médio, se o Hamas entender que estamos falando sério”, comentou Elkin à Kan nesta segunda-feira (5).

Leia Mais

  • Gabinete israelense apoia planos para expandir operação em Gaza

    Gabinete israelense apoia planos para expandir operação em Gaza

  • Papamóvel vai se tornar clínica móvel de saúde para crianças em Gaza

    Papamóvel vai se tornar clínica móvel de saúde para crianças em Gaza

  • "Morrer é mais fácil", diz palestina sobre fome que assola Gaza

    “Morrer é mais fácil”, diz palestina sobre fome que assola Gaza

Já controlando cerca de um terço do território de Gaza, Israel retomou as operações terrestres em março, após o colapso de um cessar-fogo apoiado pelos EUA que havia interrompido os combates por dois meses.

Desde então, o país impôs um bloqueio total à ajuda humanitária no território.

Elkin afirmou que, em vez de lançar ataques em áreas específicas e depois abandoná-las, como os militares fizeram até agora, as forças israelenses agora manterão os territórios que tomarem, até que o Hamas seja derrotado ou concorde em se desarmar e deixar Gaza.

O Hamas descartou tais pedidos.

Israel ainda não apresentou uma visão clara para Gaza no pós-guerra, pois enfrenta pressão internacional para encerrar uma campanha que deslocou a maioria da população de 2,3 milhões e a deixou dependente de suprimentos de ajuda humanitária que vêm diminuindo rapidamente desde o bloqueio.

A autoridade israelense disse que o plano ofensivo recém-aprovado moveria a população civil de Gaza para o sul e impediria que a ajuda humanitária caísse nas mãos do Hamas, embora o bloqueio ainda não seja levantado.

As Nações Unidas rejeitaram no domingo (4) o que disseram ser um novo plano para a distribuição de ajuda no que descreveram como centros israelenses.

Nesta segunda-feira (5), Jan Egeland, Secretário-Geral do Conselho Norueguês para Refugiados, afirmou na rede social X que Israel estava exigindo que a ONU e organizações não governamentais encerrassem o sistema de distribuição de ajuda no local.

“Eles querem manipular e militarizar toda a ajuda a civis, forçando-nos a entregar suprimentos por meio de centros projetados pelo exército israelense, assim que o governo concordar em reabrir as travessias. O NRC defenderá nossos princípios humanitários e, com todos os nossos pares, se recusará a participar deste novo esquema.”

After two months of devastating blockade and starvation of Gaza, Israeli officials demand that we shut down the universal aid distribution system run by the UN and NGOs like NRC. They want to manipulate and militarize all aid to civilians, forcing us to deliver supplies through…

— Jan Egeland (@NRC_Egeland) May 5, 2025

O Chefe do Estado-Maior de Israel, Tenente-General Eyal Zamir, falou no domingo (5) que o exército já começou a emitir dezenas de milhares de ordens de convocação para suas forças de reserva, buscando expandir a campanha em Gaza.

Mais tarde, ele alertou os ministros de que a ajuda deve chegar ao local em breve, segundo Kan.

A guerra foi desencadeada pelo ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, que matou 1.200 pessoas, a maioria civis, segundo dados israelenses, e levou 251 reféns a Gaza no dia mais mortal para Israel em sua história.

A campanha terrestre e aérea de Israel já matou mais de 52 mil palestinos, a maioria civis, segundo autoridades de saúde locais, e deixou grande parte de Gaza em ruínas.

Acredita-se que até 24 dos 59 reféns ainda mantidos em Gaza estejam vivos.

As famílias temem que os combates coloquem seus entes queridos em perigo, enquanto os críticos dizem que Israel corre o risco de ser arrastado para uma longa guerra de guerrilha com ganhos limitados e sem uma estratégia clara.

Pesquisas sucessivas mostram uma diminuição do apoio público à guerra entre os israelenses, muitos dos quais preferem ver um acordo de cessar-fogo firmado e mais reféns libertados.

O Hamas diz que libertará reféns apenas como parte de um acordo que encerrará a guerra e fará com que as forças israelenses se retirem de toda Gaza.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gabinete israelense anuncia expansão da ofensiva terrestre em Gaza no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Moraes autoriza aliados a visitar Bolsonaro e pede para defesa confirmar ida de Tarcísio

Tarcísio de Freitas marca encontro com Bolsonaro sobre duas pautas; saiba quais

Homem que incendiou casa de ex-patrão tentou matar caseiro com facão

Michelle Bolsonaro rebate comentário de Janja: “Comportamento ético… Assim?”

A Fazenda 17: Cantora famosa protagoniza confusão no primeiro dia de confinamento

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Na Sombra do Poder: O Papa-Anjo

17 de abril de 2025
Botafogo: gol de Artur não entra em Top 5 dos mais rápidos da Libertadores 
Alexandre de Moraes rejeita pedido inusitado de advogado do general Heleno; entenda
Idosos são menos afetados emocionalmente pelo calor, diz estudo 
Time do Brasileirão enfrentará o Boca Juniors em amistoso; saiba mais 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?