Torcida se posicionou após CORI sugerir abertura de processo contra ex-presidente Corinthians, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Gaviões da Fiel CNN Brasil
Após o Cori (Conselho de Orientação do Corinthians) recomendar, na noite de segunda-feira (14), que a Comissão de Ética abra um processo contra Andrés Sanchez, ex-presidente, a Gaviões da Fiel pede que o Conselho Deliberativo “cumpra seu papel”.
Por maioria, após nove votos a favor e sete contra, o Cori decidiu encaminhar o caso para apuração formal na Comissão de Ética do clube. Em nota oficial, a torcida organizada citou os sete que votaram contra e os chamou de “inimigos do Corinthians”.
De acordo com a Gaviões, “decisão apertada escancara o jogo de interesses dentro do clube: os mesmos que, aos berros, exigiram punições a ex-presidentes, agora recuam, se escondem atrás de discursos vazios e votam conforme o lado que mais lhes convém” – leia a nota completa abaixo.
Entenda o caso
Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, admitiu ter utilizado o cartão de crédito do clube para gastos pessoais no final de seu último mandato, em 2020. O conselheiro do Timão reembolsou o valor de R$ 15 mil nos últimos dias.
O ex-mandatário do Alvinegro afirma que se confundiu por ter o cartão do mesmo banco utilizado pelo clube. Andrés alega que, na época, não foi avisado pelo departamento financeiro do Corinthians para realizar o reembolso.
No último mês, o perfil “@Prmalaoficial”, na rede social X, divulgou uma fatura do cartão de crédito da presidência do Corinthians. No documento, é possível ver compras realizadas em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Os gastos incluem um passeio de barco, hospedagem em hotel e refeições em restaurante, totalizando R$ 9.416.
Leia nota oficial da Gaviões da Fiel
“CORI RECOMENDA INVESTIGAÇÃO E GAVIÕES EXIGE QUE O CONSELHO CUMPRA SEU PAPEL
Por 9 votos a 7, o CORI — Conselho de Orientação do Corinthians — recomendou que os gastos com os cartões corporativos da presidência, durante a gestão de Andrés Sanchez, sejam investigados.
A decisão apertada escancara o jogo de interesses dentro do clube: os mesmos que, aos berros, exigiram punições a ex-presidentes, agora recuam, se escondem atrás de discursos vazios e votam conforme o lado que mais lhes convém. Queremos saber se os mesmos desembargadores que condenam o pobre que furta para sobreviver — mandando-o para a cadeia sem hesitar — terão a mesma firmeza diante de Andrés Sanchez ou se, para ele, o critério muda.
Esses são os 7 que votaram contra a investigação:
Ademir de Carvalho Benedito
Alexandre Husni
Caetano Blandini
Duilio Monteiro Alves
Guilherme Gonçalves Strenger
Mário Gobbi Filho
Miguel Marques e Silva
O Gaviões da Fiel sempre foi imparcial na defesa do Corinthians e de sua torcida. Por isso, esperamos — e exigimos — que o Conselho Deliberativo cumpra o seu papel com a mesma coragem que demonstrou em outras situações, garantindo o pleno cumprimento do Estatuto. Que investigue, abra as contas e mostre à Fiel o que foi feito com o dinheiro do clube.
O Corinthians não suporta mais conchavos, omissões e negociatas de bastidor. Cada centavo que sai do caixa tem dono: o torcedor.
Chega de silêncio conveniente. Chega de dois pesos e duas medidas.”
Andrés Sanchez no Timão
Conselheiro vitalício do Corinthians e membro do Cori (Conselho de Orientação), Andrés é figura ativa na política corintiana. O ex-presidente, que apoiou André Negão nas eleições de 2023, afirma não ter interesse em voltar a se candidatar.
Sanchez presidiu o Timão em dois mandatos: de outubro de 2007 a dezembro de 2011, e de fevereiro de 2018 a janeiro de 2021.
Neymar, Coutinho, Hulk e Memphis: quem são os 10 jogadores mais “pops”

