Líderes realizaram ligação e também discutiram sobre ataques russos ao sistema energético ucraniano Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Guerra da Ucrânia, Leste Europeu, Rússia, Ucrânia, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, realizaram uma ligação, neste sábado (11), e discutiram os ataques russos aos sistemas de energia e de defesa aérea ucranianos.
O líder ucraniano fez uma postagem na rede social X, dizendo que teve uma conversa muito positiva e produtiva com o republicano.
Zelensky o parabenizou pelo acordo no Oriente Médio, dizendo que é uma “conquista extraordinária”.
“Se uma guerra pode ser interrompida em uma região, certamente outras guerras também podem ser interrompidas — incluindo a guerra contra a Rússia“, disse ele no X.
Ainda na publicação, o presidente da Ucrânia disse que informou Trump sobre os ataques da Rússia ao sistema energético do país e que aprecia a “disposição em nos apoiar”.
Segundo Zelensky, os líderes também discutiram oportunidades para reforçar a defesa aérea de Kiev, assim como acordos em que estão trabalhando para garantir isso.
“Há boas opções e ideias sólidas sobre como realmente nos fortalecer. É preciso haver prontidão do lado russo para se engajar em uma diplomacia real — isso pode ser alcançado por meio da força. Obrigado, Sr. Presidente!”, publicou ele.
*Sob supervisão de Léo Lopes