By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Geleiras do mundo estão com 40% de sua massa condenada, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Geleiras do mundo estão com 40% de sua massa condenada, diz estudo 
outros

Geleiras do mundo estão com 40% de sua massa condenada, diz estudo 

Última atualização: 2 de junho de 2025 18:46
Published 2 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pesquisadores calculam que consequências do aquecimento global para essas estruturas já são irreversíveis  Tecnologia, Aquecimento global, COP30, Geleiras CNN Brasil

Contents
Leia maisDerretimento de calotas deve acelerar mesmo com meta climática, diz estudoÁrtico deve passar por mudanças catastróficas até o fim deste séculoCrise climática pode provocar nova extinção em massa, diz pesquisadorVeja: Colapso de geleira deixa casas soterradas em vila na Suíça

As geleiras do mundo estão em estado crítico, com quase 40% de sua massa total já condenada, mesmo que as temperaturas globais parassem de subir imediatamente, aponta um novo estudo.

Pesquisadores estimam que as geleiras acabarão perdendo 39% de sua massa em relação a 2020 — uma tendência já irreversível, independentemente do que aconteça a seguir — e que provavelmente contribuirá com um aumento de 113 milímetros no nível global do mar.

Leia mais

  • Derretimento de calotas deve acelerar mesmo com meta climática, diz estudo

    Derretimento de calotas deve acelerar mesmo com meta climática, diz estudo

  • Ártico deve passar por mudanças catastróficas até o fim deste século

    Ártico deve passar por mudanças catastróficas até o fim deste século

  • Crise climática pode provocar nova extinção em massa, diz pesquisador

    Crise climática pode provocar nova extinção em massa, diz pesquisador

Essa perda sobe para 76% se o mundo continuar seguindo as atuais políticas climáticas, que provavelmente não conseguirão manter o aquecimento global abaixo de 1,5 grau Celsius, segundo um artigo publicado na revista Science.

Esse último cenário pode ser desastroso para países que dependem da água do degelo das geleiras para irrigação, geração de energia e abastecimento.

Um mundo com 39% de perda de massa glaciar comparado a um com 76% “é a diferença entre ser capaz de se adaptar à perda da geleira e não ser”, disse James Kirkham, glaciologista da Iniciativa Climática da Criosfera Internacional, à CNN.

Mesmo com o diagnóstico sombrio, os autores do estudo tentam “passar uma mensagem de esperança”, afirmou Lilian Schuster, pesquisadora da Universidade de Innsbruck, na Áustria, que co-liderou a pesquisa.

“Com o estudo, queremos mostrar que a cada décimo de grau a menos de aquecimento global, conseguimos preservar mais gelo glaciar”, disse ela à CNN.

Quase 200 nações se comprometeram a trabalhar juntas no Acordo de Paris de 2015 para limitar o aquecimento global. Os países prometeram manter o aumento da temperatura abaixo de 2 graus Celsius em relação aos níveis pré-industriais e, se possível, abaixo de 1,5 grau. Cada nação é responsável por desenvolver seus próprios planos para alcançar essas metas.

Mas as temperaturas continuam subindo — atualmente, o mundo está no caminho para atingir até 2,9 graus de aquecimento até 2100. E cada aumento adicional de 0,1 grau entre 1,5 e 3 graus resulta em mais 2% da massa global de geleiras sendo perdida, prevê o estudo.

“Não somos ativistas, é a ciência que está falando”, disse Harry Zekollari, pesquisador da Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica, e da ETH Zürich, na Suíça, que também co-liderou o estudo.

“Às vezes ouvimos comentários como ‘vocês são alarmistas e estão assustando as pessoas’. E eu digo: ‘Estou apenas transmitindo o que os dados dos nossos modelos computacionais mostram.’”

Esse estudo “marcante” é “um dos trabalhos mais importantes de projeção sobre geleiras feitos nesta década”, afirmou Kirkham, que não participou da pesquisa, mas apresentou o artigo em uma conferência das Nações Unidas no sábado.

Até este artigo, os estudos de projeção anteriores encerravam suas previsões em 2100 — a data frequentemente usada em políticas públicas para medir os possíveis efeitos da crise climática, segundo Kirkham. No entanto, as geleiras podem levar anos ou até séculos para se estabilizar após mudanças climáticas, o que significa que os efeitos reais do aumento das temperaturas também podem demorar para aparecer.

Para investigar esse fenômeno, o estudo utilizou oito modelos de geleiras já existentes e executou simulações que se estendem por séculos, prevendo como cada geleira evoluirá nesse período.

O uso de tantos modelos gerou uma ampla gama de resultados. Por exemplo, a descoberta de que as geleiras eventualmente perderão 39% de sua massa se as temperaturas atuais persistirem foi o valor mediano de um conjunto de dados que variou entre 15% e 55%.

Mas, embora a variação de resultados seja “bastante grande”, todos apontam “para a mesma tendência”, disse Guðfinna Aðalgeirsdóttir, professora da Universidade da Islândia, que não participou do estudo.

“A mensagem é muito clara”, disse ela à CNN. “Todos os modelos mostram a mesma coisa: quanto maior o aquecimento, mais massa glaciar será perdida.”

Para Zekollari, as incertezas nos resultados mostram que “ainda há muito a ser feito quando se trata de comparar os diferentes modelos.”

Esses efeitos também variam de região para região, dependendo da exposição de cada geleira às mudanças climáticas, concluiu o estudo.

As geleiras do oeste do Canadá e dos Estados Unidos, do nordeste do Canadá, da Escandinávia e do Ártico russo estão entre as mais ameaçadas.

Veja: Colapso de geleira deixa casas soterradas em vila na Suíça

Cientistas descobrem possível catástrofe na “Geleira do Juízo Final”

 

You Might Also Like

Militares dos EUA acompanham exercícios militares da Rússia e Belarus 

UnB inaugura laboratório de inteligência artificial e supercomputação

Elmar Nascimento integra esquema de fraude a licitações e desvio de dinheiro público na Bahia, aponta PF

Brasil entra na era das tecnologias espaciais e transforma agricultura, meio ambiente e cidades

A Fazenda 17: Vaza imagem de famosos confinados; saiba quem são

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

De incêndios a enchentes: por que a Califórnia sofre tanto com desastres naturais? 

10 de janeiro de 2025
Ceni elogia consistência defensiva do Bahia em triunfo sobre o Corinthians: “Dupla de zaga foi destaque”
Empresas do setor químico anunciam R$ 759,3 milhões em investimentos 
Trump diz que prazo de 1º de agosto não muda; Brasil terá taxa de 50% 
Paolla Oliveira esbanja carisma ao surgir fazendo topless nas redes; veja
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?