Em reunião ministerial, presidente abordou os conflitos internacionais e criticou a falta de ação da comunidade internacional diante da situação no Oriente Médio Internacional, -transcricao-de-videos-, Faixa de Gaza, Guerra, Guerra de Israel, ONU (Organização das Nações Unidas), Palestina CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou preocupação com os conflitos internacionais em curso, destacando especialmente a situação em Gaza e a guerra na Ucrânia. As falas ocorreram durante a segunda reunião ministerial do ano, realizada nesta terça-feira (26).
Sobre o conflito ucraniano, Lula avaliou que a guerra está próxima do fim, indicando que tanto Vladimir Putin quanto a Europa e os Estados Unidos já conhecem os limites do conflito. Segundo ele, a principal preocupação atual está relacionada à distribuição dos custos da reconstrução da Ucrânia e ao rearmamento europeu.
Críticas à situação em Gaza
Em relação à situação em Gaza, Lula demonstrou forte preocupação com o que chamou de “continuidade do genocídio”. Ele destacou o agravamento da situação humanitária na região, mencionando especialmente a condição das crianças que sofrem com a fome e a violência.
O brasileiro criticou a fragilidade da governança global atual e a falta de ação efetiva da comunidade internacional diante do cenário no Oriente Médio. “A fragilidade do mundo é tão grande, a fragilidade da governança é que ninguém toma atitude”, afirmou.
Reforma da governança global
Como resposta a esse cenário, Lula defendeu mudanças na estrutura de governança da ONU. Ele argumentou que é necessário fortalecer os mecanismos internacionais e ampliar a participação de mais países nos processos decisórios, visando maior efetividade nas ações de prevenção e resolução de conflitos.

