Plataforma SAS Educação fez levantamento com temas mais cobrados da disciplina nas provas da universidade entre 2011 e 2024 Educação, Estudos, Geografia, Unicamp, Vestibular CNN Brasil
As inscrições para o Vestibular 2026 da Unicamp seguem abertas até o dia 1º de agosto, conforme edital divulgado pela instituição em julho. Nesta edição, a Universidade Estadual de Campinas está oferecendo 2.520 vagas em diversas graduações.
O SAS Educação fez um mapeamento sobre os os temas mais cobrados na prova de Geografia, levando em conta as edições aplicadas entre os anos de 2011 e 2024. O levantamento da plataforma pode ser útil para quem deseja direcionar os estudos, aprofundando a revisão dos conteúdos que costumam cair com mais frequência no vestibular da Unicamp.
Ao todo, as provas da Unicamp acumularam no período 157 questões de Geografia. Entre os assuntos mais cobrados destacam-se a interpretação de mapas em primeiro lugar, com 12 questões, e globalização e urbanização empatados na segunda posição, com 10 questões cada. Na terceira colocação, também empatados com 6 questões cada, surgem os tópicos atmosfera e sua dinâmica e geopolítica e relações internacionais.
Confira o ranking completo de Geografia na Unicamp:
- Interpretação de mapas (12: 7,64%)
- Globalização (10: 6,37%)
- Urbanização (10: 6,37%)
- Atmosfera e sua dinâmica (6: 3,82%)
- Geopolítica e relações internacionais (6: 3,82%)
- Agropecuária (5: 3,18%)
- Migrações (5: 3,18%)
- Questões ambientais (5: 3,18%)
- Características regionais (4: 2,55%)
- Comércio internacional (4: 2,55%)
- Elementos da paisagem e suas interações (4: 2,55%)
- Geografia do trabalho (4: 2,55%)
- Geologia (4: 2,55%)
- Geomorfologia (4: 2,55%)
- Geopolítica e geoeconomia (4: 2,55%)
- Princípios da cartografia (4: 2,55%)
Perfil do vestibular da Unicamp
De acordo com a análise de especialistas do SAS Educação, o vestibular da Unicamp valoriza a interdisciplinaridade e o pensamento crítico, aplicando provas voltadas para estudantes analíticos e conectados com o presente.
O exame costuma exigir tanto domínio conceitual quanto habilidade de interpretar e aplicar conhecimentos em contextos diversos, promovendo uma formação crítica e conectada com os desafios atuais.
Os vestibulares da Unicamp também costumam contar com uma incidência significativa de temas ligados à realidade urbana, histórica e social. Em Geografia, são bons exemplos conteúdos como urbanização, questões ambientais e migrações.
Estudo revela como secas e chuvas afetam calendário escolar no Brasil