By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Geração Z e o movimento anti-protetor solar: quais os riscos da prática? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Geração Z e o movimento anti-protetor solar: quais os riscos da prática? 
outros

Geração Z e o movimento anti-protetor solar: quais os riscos da prática? 

Última atualização: 11 de setembro de 2025 08:52
Published 11 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Falsas informações colocam a eficácia do protetor solar em dúvida, no entanto, especialistas reforçam a importância do uso diário, seja na prevenção do câncer, envelhecimento precoce e manchas  Saúde, Cuidados com a pele, Dermatologia, Protetor solar CNN Brasil

Contents
Leia MaisPintas e manchas na pele: quando se preocupar? Saiba como avaliar as suasColágeno, niacinamida e mais: qual melhor ativo para a sua faixa etária?Trends de skincare no TikTok podem trazer riscos a adolescentes, diz estudoO que os especialistas dizem sobre o movimento anti-protetor solar?Quais os benefícios da proteção solar?

Nas últimas semanas, o TikTok foi bombardeado de vídeos que promoviam a falsa ideia de que a exposição solar sem proteção poderia ser benéfica à saúde da pele. Além disso, parte dos conteúdos também defendia receitas caseiras com o uso de óleos e manteigas. De acordo com recente consulta da CNN, publicações com a hashtags #AntiSunscreen ou #NoSunscreen já somavam mais de 18 milhões de visualizações.

Embora o movimento tenha viralizado recentemente, a tendência Anti Sunscreen começou ainda em 2019, quando a FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, solicitou estudos sobre alguns componentes presentes em fórmulas. A medida, que até então fazia parte de um processo de atualização científica, foi interpretada em teor duvidoso, dando abertura para que o filtro solar ganhasse o título de vilão.

Leia Mais

  • Pintas e manchas na pele: quando se preocupar? Saiba como avaliar as suas

    Pintas e manchas na pele: quando se preocupar? Saiba como avaliar as suas

  • Colágeno, niacinamida e mais: qual melhor ativo para a sua faixa etária?

    Colágeno, niacinamida e mais: qual melhor ativo para a sua faixa etária?

  • Trends de skincare no TikTok podem trazer riscos a adolescentes, diz estudo

    Trends de skincare no TikTok podem trazer riscos a adolescentes, diz estudo

O que os especialistas dizem sobre o movimento anti-protetor solar?

À CNN, o dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a proteção solar inadequada pode causar diversos danos à pele, incluindo queimaduras, envelhecimento precoce, manchas, imunossupressão local e, principalmente, aumento do risco de câncer de pele, como o melanoma.

“A radiação ultravioleta (UV), mesmo em dias nublados, é capaz de penetrar na pele e causar alterações no DNA celular. Embora a luz solar seja importante para a síntese de vitamina D, essa produção pode ser alcançada com exposição controlada e supervisionada, sem os riscos cumulativos da exposição crônica e desprotegida”, comenta.

Segundo ele, a defesa no uso de óleos e manteigas vegetais no lugar de protetores solares vem, em grande parte, de um apelo ao “natural”, com base na crença de que produtos naturais são sempre mais seguros e saudáveis. “Essa ideia, porém, não leva em conta o rigor científico necessário para comprovar eficácia fotoprotetora”, garante.

“Nenhum óleo ou manteiga vegetal disponível comercialmente apresenta fator de proteção solar (FPS) adequado, estabilidade à radiação UV ou testes dermatológicos que validem sua segurança para esse fim”, acrescenta.

O uso desses produtos como substitutos de protetor solar pode provocar uma falsa sensação de segurança. “Eles não protegem efetivamente contra os danos causados pela radiação UV, e sua aplicação pode, inclusive, potencializar o dano térmico pela absorção de calor. Além disso, alguns desses óleos são comedogênicos, podendo causar acne ou dermatites. Quando aplicados e expostos ao sol, podem ainda oxidar e gerar produtos irritantes ou alergênicos à pele”, detalha.

Também à CNN, o biomédico Thiago Martins, mestre em medicina estética, conta por que algumas pessoas relacionam a exposição solar ao aumento de imunidade.

“Essa crença se baseia parcialmente no fato de que a luz solar contribui para a síntese de vitamina D, um nutriente importante para o funcionamento do sistema imune. No entanto, essa associação tem sido supervalorizada. A vitamina D pode ser obtida por suplementação oral, sem a necessidade de exposição solar prolongada e desprotegida. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode, paradoxalmente, ter efeito imunossupressor local na pele, o que facilita o desenvolvimento de lesões cancerígenas”, diz.

Quais os benefícios da proteção solar?

O uso regular de protetor solar reduz significativamente o risco de câncer de pele, protege contra queimaduras solares, previne o envelhecimento precoce (como rugas e manchas) e controla doenças fotossensíveis como melasma, lúpus e rosácea.

Além disso, em pessoas que realizam tratamentos dermatológicos com ácidos, lasers ou peelings, o protetor solar é essencial para garantir segurança e melhores resultados clínicos.

Atualmente, de acordo com Thiago, não há nenhum produto natural que ofereça a mesma eficácia e segurança dos filtros solares testados e regulamentados. Embora certos extratos vegetais possuam antioxidantes ou algum grau de absorção UV, isso não é suficiente para substituir o protetor solar. “Para quem busca alternativas mais naturais, existem opções de protetores com filtros minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio, que são considerados seguros e eficazes, inclusive para peles sensíveis e crianças”, conclui.

Protetor solar: spray, creme, stick ou pó compacto?

 

You Might Also Like

Trump pede investigação sobre laços de Epstein com Clinton e outras pessoas 

Viih Tube mostra resultado da lipo após 5 meses “Muito feliz”; veja 

Preços do café e do cacau caem diante de possível alívio tarifário dos EUA 

Atlético-MG: Bernard relembra momento difícil e dá “receita” para final 

Coordenador da base do Palmeiras lamenta assassinato de ex-atleta do clube 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

BNews Folia: Foliões lotam Ladeira da Preguiça, no centro de Salvador, em Carnaval antecipado neste domingo (23)

23 de fevereiro de 2025
Ancelotti já tem data para iniciar trabalho na Seleção, aponta jornal 
Vídeo: Vendaval no litoral baiano arrasta árvore e derruba muro
Beyoncé entra na mira de Trump e presidente pede “grande investigação” contra cantora; entenda
Empresa canadense pode refinar terras raras de Minas Gerais nos EUA 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?