Trio formado por filho e netos de Gilberto Gil compartilhou um tributo para a cantora três semanas após a sua morte Entretenimento, #CNNPop, Filhos de Famosos, Homenagem, Preta Gil CNN Brasil
Os Gilsons, a banda de Francisco Gil, compartilhou uma homenagem para a cantora Preta Gil, que faleceu em 20 de julho, em decorrência das complicações de um câncer.
Com uma foto do trio ao lado da artista, eles mencionam: “Não teria como seguir sem falar dela. Não teve um dia em que ela não estivesse presente nesse sonho. Desde o primeiro acorde, desde o nome da banda, desde o dia 1 — Preta foi parte viva da nossa história”.
Além do filho da cantora, a banda é composta ainda por José Gil, irmão de Preta, e João Gil, sobrinho dela. “Nossa jornada musical carrega sua energia, seu olhar atento, sua fé na gente. Foi no dia 19 de abril de 2018 que ela nos batizou como Gilsons, abençoando esse caminho que agora seguimos com ainda mais força, amor e união”, acrescentam.
Na publicação, o grupo ainda explica que Gilsons vem de “filhos de Gil”. “Filhos do legado de Seu Gilberto, sim, mas também da coragem, da generosidade e do amor que Preta nos ensinou. Somos também, com orgulho, filhos do legado da Preta.”
No fim do tributo, cada integrante se volta à artista como a conhecia, no caso de mãe, irmã, tia e amiga, dizendo que ela foi tudo isso e mais. “Nossa fervorosa incentivadora. Seguiremos com ela em cada nota, em cada palco, em cada abraço que a música nos trouxer. Por ela, com ela, por tudo que ela acreditou. Mais do que nunca, seguiremos unidos, defendendo e honrando tudo o que ela construiu e acreditou. Seu legado é parte do que somos”, finalizam.
Morte de Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu no dia 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos, onde estava em tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A doença foi enfrentada com coragem ao longo de um ano e meio, período em que a cantora compartilhou com o público momentos de sua luta e da recuperação parcial, antes de uma piora no quadro clínico.
Preta Gil, filha do ícone da MPB e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, teve uma trajetória marcada pela ousadia artística, ativismo, defesa das mulheres e da diversidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns de sucesso, apresentou programas de TV e se tornou uma voz ativa em pautas sociais.
Filho de Preta Gil diz o que ouviu de Gilberto Gil após a morte da mãe