Encontro semanal, já prática na gestão de Padilha, aconteceu pouco antes da cerimônia no Planalto
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi recebe líderes do governo para discutir orçamento antes da posse no site CNN Brasil. Política, -agencia-cnn-, Alexandre Padilha, Gleisi Hoffmann, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
A nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffman, recebeu lideranças do governo e do PT para um almoço, nesta segunda-feira (10), no Palácio do Planalto, para discutir as prioridades do governo no Congresso Nacional.
A primeira missão de Gleisi, como responsável pela articulação política de Lula, será garantir a aprovação do Orçamento de 2025. Durante o encontro, a ministra alinhou com os líderes do governo as expectativas para a votação do texto, que será apresentado na próxima semana na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Participaram do encontro os líderes do governo: o deputado José Guimarães (PT-CE), o senador Jacques Wagner (PT-BA) e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). Também foram convidados os líderes do PT na Câmara e no Senado, Odair Cunha (PT-MG) e Rogério Carvalho (PT-SE).
O encontro antecedeu a cerimônia de posse de Gleisi no cargo, marcada para as 15h. Durante o evento, o ex-chefe da pasta, Alexandre Padilha, será oficializado como ministro da Saúde, substituindo Nísia Trindade, demitida pelo presidente Lula no mês passado.
O encontro da SRI com os líderes já fazia parte da rotina semanal na gestão de Padilha e foi o primeiro sob a liderança da ex-presidente do PT.
Impasse no Orçamento
O debate sobre o Orçamento de 2025 no Congresso ficou travado devido a embates em torno do pagamento das emendas parlamentares. Após o acordo ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal, a expectativa é que o texto do relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), seja apresentado e votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na próxima semana
Até lá, integrantes da comissão e lideranças discutem pontos ainda pendentes de negociação, como o programa Pé-de-Meia, alvo de análise do Tribunal de Contas da União; os recursos do vale-gás; e o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o pagamento das emendas parlamentares.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi recebe líderes do governo para discutir orçamento antes da posse no site CNN Brasil.