By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Goma de mascar feita de feijão reduz 95% das infecções por gripe e herpes 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Goma de mascar feita de feijão reduz 95% das infecções por gripe e herpes 
outros

Goma de mascar feita de feijão reduz 95% das infecções por gripe e herpes 

Última atualização: 26 de outubro de 2025 15:01
Published 26 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Autor do estudo chegou à inovação enquanto buscava uma solução de baixo custo contra o vírus da Covid-19  Saúde, Chiclete, Gripe, Herpes, Vacina CNN Brasil

Contents
Leia maisSarampo: saiba quais são os sintomas, transmissão, tratamento e prevençãoPesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropoucheNeurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovadorComo surgiu a ideia de criar uma vacina em forma de chiclete?Usando a goma de mascar para combater a gripe aviária

Devido à globalização e à facilidade de movimento entre países e continentes, as doenças infecciosas podem se espalhar rapidamente e causar consequências graves em todo o mundo.

De olho nos impactos econômicos e de saúde globais causados pela pandemia do coronavírus e pelos surtos dos vírus H1N1, SARS, Ebola, Zika e H5N1 (gripe aviária), uma equipe de cientistas está propondo uma solução alternativa para reduzir as cargas virais em seus locais de transmissão.

Leia mais

  • Sarampo: saiba quais são os sintomas, transmissão, tratamento e prevenção

    Sarampo: saiba quais são os sintomas, transmissão, tratamento e prevenção

  • Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

    Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

  • Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

    Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

Segundo um estudo, publicado na revista Molecular Therapy, para esses tipos de vírus, que são transmitidos com mais eficiência pela boca do que pelo nariz, a solução eficaz é um tipo de goma de mascar clinicamente carregada feita com feijão lablab (Lablab purpureus).

Conhecida no Brasil por diversos nomes como orelha-de-turco, orelha-de-padre, vagem-orelha-de-padre, feijão-de-pedra, feijão-cabrocusso, ervilha e ervilha-de-pobre, essa leguminosa é uma planta trepadeira que produz naturalmente em sua composição uma proteína de armadilha antiviral, a FRIL.

A FRIL é uma lectina, um tipo de proteína que se liga especificamente a certos açúcares. Essa propriedade bioquímica permite que a proteína do feijão reconheça e se ligue às estruturas glicoproteicas da superfície de certos vírus, impedindo-os de se conectar a células humanas e causar infecções.

Como surgiu a ideia de criar uma vacina em forma de chiclete?


Engenharia e avaliação de goma de feijão antiviral • Daniell et al., Molecular Therapy, 2025

A ideia de uma goma de mascar feita de feijão lablab surgiu originalmente no final de 2021, quando uma equipe da Faculdade de Odontologia da Universidade da Pensilvânia, liderada por Henry Daniell, primeiro autor do estudo atual, buscava uma solução de baixo custo contra o vírus da Covid-19.

Animados com os bons resultados obtidos durante a pandemia com o SARS-CoV-2, os autores voltaram sua goma de mascar turbinada com FRIL contra alguns vírus. Os alvos foram dois vírus da herpes simplex (HSV-1 e HSV-2) e duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2).

Os autores formularam a goma de mascar de forma a liberar a FRIL em quantidades suficientes nos locais de infecção viral. Os resultados mostraram que apenas 40mg em comprimidos de dois gramas reduziram cargas virais em mais de 95%, resultado parecido com o obtido com o vírus da Covid-19.

Isso significa que, mesmo fora do corpo, a proteína não perde sua função biológica durante o processamento, o armazenamento e o uso. Mesmo após ser mastigada e misturada com as enzimas da saliva, a FRIL entra em contato com os vírus na boca e na garganta, e deflagra o seu efeito antiviral.

O preparo da goma como medicamento seguiu as especificações da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA). “Essas observações são um bom sinal para avaliar a goma de feijão em estudos clínicos em humanos, a fim de minimizar a infecção/transmissão do vírus”, diz Daniell em um comunicado.

Embora ainda não testado em humanos, o chiclete foi avaliado em um simulador de mastigação que imita a boca. Os testes mostraram que a proteína FRIL foi eficazmente liberada, com mais de 50% atingindo esse resultado em 15 minutos, sem sinais de toxicidade ou interações negativas.

Usando a goma de mascar para combater a gripe aviária


Os autores estão testando adicionar o pó de FRIL na ração de aves, buscando controlar a propagação do vírus em granjas • Freepik

Atualmente, Daniell e sua equipe investigam o uso do pó de feijão lablab para combater a gripe aviária, que afetou 54 milhões de aves na América do Norte em três meses, além de causar infecções humanas nos EUA e Canadá pelo vírus H5N1.

Estudos anteriores já mostraram que a FRIL em pó consegue neutralizar os vírus H5N1 e H7N9, cepas da influenza A responsáveis por surtos de gripe aviária em humanos e aves. Isso abre caminho para estratégias preventivas baseadas em ingredientes naturais.

A ideia é testar a adição do pó na ração de aves, buscando controlar a propagação do vírus em granjas. Esse tipo de abordagem pretende reduzir o impacto econômico e sanitário da doença, que ameaça a segurança alimentar global.

Se eficaz, esse tipo de iniciativa pode representar uma solução sustentável e acessível para conter surtos, diminuindo a dependência dos antivirais tradicionais. Além disso, reduziria riscos de transmissão para humanos, bloqueando na origem potenciais pandemias associadas a cepas aviárias.

“Uma proteína antiviral de amplo espectro (FRIL) presente em um produto alimentício natural (pó de feijão) para neutralizar não apenas os vírus da gripe humana, mas também a gripe aviária é uma inovação oportuna para prevenir sua infecção e transmissão”, conclui Daniell.

Alho não cura herpes: Mari Krüger explica os perigos da pseudociência

 

 

You Might Also Like

Adeus a Manoel Carlos: Famosos comparecem ao velório do autor e prestam homenagens

Flávio Bolsonaro aposta em estratégia de campanha usada pelo pai em 2018; saiba qual

Briga em festa de aniversário termina com jovem morto a tiros e três feridos na Bahia

“Três Graças”: Arminda debocha de BBB e cena viraliza 

Eleições: pela primeira vez, indicado de Bolsonaro assumirá comando do TSE 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Ativista brasileiro detido a caminho de Gaza faz greve de fome em Israel 

10 de junho de 2025
Namorada de Liam Payne posta vídeo de últimos momentos com cantor 
Bolsonaro sobre Tarcísio: “Foi amor à primeira vista, desde 2018” 
Para evitar choques com aviões, equipe “caça” aves em aeroporto em SP; veja 
Dilma é a única ex-presidente anistiada politicamente a receber indenização 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?