By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Google lança modelo de busca com IA que entende e executa tarefas; veja 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Google lança modelo de busca com IA que entende e executa tarefas; veja 
outros

Google lança modelo de busca com IA que entende e executa tarefas; veja 

Última atualização: 21 de maio de 2025 05:30
Published 21 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

As ferramentas recém-anunciadas são vistas como um esforço para provar que o mecanismo de busca de quase 30 anos do Google não está perdendo relevância na era da IA
Este conteúdo foi originalmente publicado em Google lança modelo de busca com IA que entende e executa tarefas; veja no site CNN Brasil.  Tecnologia, -cnn-international-, chatbot, Google, Inteligência Artificial CNN Brasil

Contents
Leia MaisGoogle lança ferramenta para a produção de filmes com IA; saiba maisAgentes de IA para empresas: veja as principais novidades da MicrosoftGoogle revela novas ferramentas para gerar música e imagens por IA; conheça“Modo IA”Concorrência do Google

O significado básico do que significa “pesquisar” algo no Google – digitar palavras-chave e vasculhar links, imagens e trechos de informações – está quase ultrapassado, de acordo com o Google.

O gigante das buscas expôs sua visão para o futuro das buscas na web neste terça-feira (20), introduzindo uma série de atualizações que visam transformar o onipresente mecanismo de busca do Google de uma caixa para processar palavras-chave em um sistema de “agentes digitais” que podem rastrear a web e responder a perguntas com base no ambiente, gostos e preferências do mundo real de uma pessoa.

Leia Mais

  • Google lança ferramenta para a produção de filmes com IA; saiba mais

    Google lança ferramenta para a produção de filmes com IA; saiba mais

  • Agentes de IA para empresas: veja as principais novidades da Microsoft

    Agentes de IA para empresas: veja as principais novidades da Microsoft

  • Google revela novas ferramentas para gerar música e imagens por IA; conheça

    Google revela novas ferramentas para gerar música e imagens por IA; conheça

A iniciativa do Google em IA ocorre em um momento em que os editores – especialmente os independentes – já levantaram preocupações sobre como a proeminência das respostas geradas por IA poderia ameaçar seus negócios.

Os anúncios, feitos durante a conferência anual de desenvolvedores da empresa, ressaltam que o negócio mais importante do Google está enfrentando mais concorrência do que nunca. Chatbots como o ChatGPT e mecanismos de busca alimentados por IA, como o Perplexity, apresentam uma maneira alternativa de encontrar informações e realizar tarefas – duas tarefas firmemente no centro do negócio principal do Google.

As ferramentas recém-anunciadas podem ser vistas como um esforço para provar que seu mecanismo de busca de quase 30 anos não está perdendo relevância na era da IA.

“O que todo esse progresso me diz é que agora estamos entrando em uma nova fase da mudança da plataforma de IA, onde décadas de pesquisa estão se tornando realidade para pessoas, empresas e comunidades em todo o mundo”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e sua empresa controladora Alphabet, em uma coletiva de imprensa antes da conferência.

“Modo IA”

O Google está expandindo o Modo IA, anteriormente disponível apenas para aqueles que se inscreveram para testar os recursos iniciais por meio de seu programa Labs, para todos os usuários dos EUA por meio do aplicativo Google.

É um passo além das Visões Gerais de IA, as respostas geradas por IA que os consumidores veem no topo dos resultados. A principal diferença entre o Modo IA e uma pesquisa padrão do Google é a maneira como ele processa as consultas. Em vez de apenas analisar a pergunta inteira, o Modo IA divide as consultas em subtópicos e gera pesquisas adicionais com base nesses subtópicos para fornecer uma resposta mais específica.

O Google afirma que o Modo IA em breve usará o histórico de pesquisa de uma pessoa para personalizar ainda mais as respostas, e os usuários também poderão vinculá-lo a outros aplicativos do Google, como o Gmail.

Além de processar perguntas, espera-se que o Modo IA ofereça duas novas maneiras principais de pesquisa: uma que, segundo a empresa, executará tarefas em nome do usuário e outra que permite que o Google mostre os arredores usando a câmera do telefone.

Embora o Modo IA já esteja disponível nos EUA, esses dois recursos específicos ainda exigirão que os usuários se inscrevam no Labs. A tecnologia Project Mariner do Google, que a empresa anunciou como um protótipo de pesquisa no ano passado, será capaz de realizar determinadas tarefas em nome de uma pessoa e responder a perguntas que geralmente exigem várias etapas, afirma a empresa.

Por exemplo, pode-se fazer uma pergunta como “Encontre dois ingressos acessíveis para um jogo de futebol neste domingo no andar inferior”, e o Google pesquisará ingressos, analisará opções e preços, preencherá formulários de forma autônoma e, em seguida, exibirá os ingressos que correspondem aos critérios do usuário.

Inicialmente, ele estará disponível para comprar ingressos, fazer reservas em restaurantes e agendar compromissos locais por meio de serviços como Ticketmaster, StubHub, Resy e Vagaro, e chegará à seção Labs do aplicativo do Google nos próximos meses.

O Modo IA no aplicativo do Google também receberá um novo recurso que permite aos usuários fazer perguntas sobre o mundo ao seu redor. A busca visual não é nova no Google; a ferramenta Lens da empresa já permite que os usuários façam perguntas sobre fotos que tiraram. Mas esse modo leva essa ideia um passo adiante, mostrando ao Google o que uma pessoa está vendo em tempo real.

A ideia é facilitar para o Google responder a perguntas sobre tarefas complexas e difíceis de descrever – como se o parafuso específico na caixa de ferramentas é do tamanho certo para o quadro da bicicleta que está sendo consertado – apenas apontando um telefone para ele e perguntando.

O Google já trouxe essa funcionalidade de busca visual para seu assistente Gemini no Android, que agora está expandindo para o iPhone. Mas o anúncio de terça-feira mostra que o Google a vê como fundamental para o futuro de seu mecanismo de busca também. Alguns dos novos recursos de busca se sobrepõem aos disponíveis no assistente Gemini do Google, o que pode causar confusão entre os consumidores.

Robby Stein, vice-presidente de produto da busca do Google, disse à CNN que a busca é voltada para o aprendizado, enquanto o Gemini foi criado para auxiliar em tarefas como gerar código e escrever planos de negócios, além de responder a perguntas.

Concorrência do Google

O mecanismo de busca do Google tem sido o principal meio para encontrar informações online por quase três décadas. Mas essa posição está sendo desafiada mais do que nunca devido à proliferação de serviços de IA de empresas como OpenAI e Perplexity, bem como de outras gigantes da tecnologia como Apple, Amazon e Microsoft – todas as quais atualizaram ou estão em processo de atualização de seus assistentes virtuais com recursos avançados de IA.

A OpenAI, principal rival do Google no segmento de assistentes de IA, lançou seu próprio mecanismo de busca. O aumento da concorrência do Google ficou evidente no início deste mês, quando Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, revelou em depoimento no tribunal que as buscas do Google em seu navegador Safari em abril haviam diminuído pela primeira vez desde 2002, informou a Bloomberg.

O Google refutou essa afirmação, afirmando ter observado um “crescimento geral nas buscas”, incluindo aquelas provenientes de dispositivos Apple. A empresa de pesquisa de mercado Gartner estimou no ano passado que o volume de buscas cairia 25% até 2026, à medida que os consumidores migravam para ferramentas de IA.

Mas Pichai, em uma teleconferência com repórteres, disse que as atualizações refletem as novas maneiras como as pessoas estão usando o mecanismo de busca de sua empresa. “Quando olho para o futuro, vejo vislumbres de um mundo proativo, um mundo agente”, disse ele. “Tudo isso continuará melhorando.”

Saiba como remover suas informações pessoais da busca do Google

Este conteúdo foi originalmente publicado em Google lança modelo de busca com IA que entende e executa tarefas; veja no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Ex de Rayane Figliuzzi manda recado para Belo: “Meu filho já tem pai”

Coletivo atualiza estado de saúde de Greta e Ávila após ataque a barco

Deputados debatem se bandeira dos EUA em ato fortalece esquerda ou direita 

SP Open: Victoria Barros luta, mas perde na sua estreia em torneios WTA 

Etanol: Brasil pode ajudar a descarbonizar outros países, diz Stellantis 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Sarah Paulson elogia Fernanda Torres: “Eu te venero” 

12 de fevereiro de 2025
Ações da Oracle sobem com previsão de receita aumentada por demanda de IA 
Botafogo cobra justiça por torcedor baleado por Polícia Militar no Rio 
Bolsonaro tem certeza de condenação e afirma que Moraes comanda o Brasil 
AGU abre vagas para processo seletivo nacional de estágio; saiba como concorrer
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?