Ferramenta é uma versão avançada da Visão Geral com IA e permite pesquisas em diferentes formatos e respostas personalizadas Tecnologia, Google, Inteligência Artificial CNN Brasil
O Google anunciou nesta segunda-feira (8) que está lançando o Modo IA para buscas em português. A ferramenta, que antes estava disponível apenas em inglês, é uma versão avançada da Visão Geral com IA (ou AI Overview), que gera um texto com base em buscas feitas na plataforma. Ela está disponível como uma das abas na página de resultados de pesquisa e no app do Google para Android e iOS.
Segundo a empresa, o Modo IA é capaz de aprofundar uma busca por meio de perguntas complementares e links úteis para web, sendo uma opção de pesquisa com raciocínio mais avançado e com capacidade de interagir com texto, imagem e som.
A ferramenta utiliza uma versão personalizada do Gemini 2.5, permitindo perguntas detalhadas que, antes, exigiriam múltiplas pesquisas. De acordo com o Google, o Modo IA pode ser útil para perguntas exploratórias e para tarefas mais complicadas, como encontrar recomendações locais, planejar uma viagem ou entender instruções complexas.
Por exemplo, é possível fazer comandos como: “Quero entender diferentes métodos de preparo de café. Crie uma tabela comparando as diferenças de sabor, facilidade de uso e equipamento necessário”. Ou: “Encontre feiras livres em São Paulo que funcionem às terças-feiras antes das 8h para comprar frutas e verduras frescas.”
Também é possível fazer as perguntas e buscas com voz ou câmera, além de subir uma imagem e fazer uma pergunta relacionada a ela. As respostas podem vir em diferentes formatos, com links úteis em destaque, possibilitando que o usuário descubra mais conteúdos sobre o tema que está pesquisando.

“O Modo IA se baseia nos nossos principais sistemas de qualidade e classificação, e estamos usando abordagens inovadoras para aprimorar a veracidade. Nosso objetivo é mostrar uma resposta gerada com IA sempre que possível, mas, nos casos em que não temos alta confiança, você verá um conjunto de resultados da pesquisa na web”, afirma o Google Brasil em publicação feita em seu blog.
A empresa reitera, porém, que o Modo IA está em fase inicial de implementação e, por isso, ainda pode cometer erros. “Tenha certeza de que estamos trabalhando para melhorar dia após dia”, afirma.