Pessoas com esteatose hepática têm quase o dobro de risco de morte da população geral, diz estudo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gordura no fígado eleva mortalidade por doenças que atingem outros órgãos no site CNN Brasil. Saúde, Doenças do fígado, Fígado, Mortalidade CNN Brasil
Um novo estudo do Instituto Karolinska aponta que a taxa de mortalidade das pessoas com esteatose hepática — acúmulo de gordura no fígado — é quase o dobro da população geral. A pesquisa indica ainda um aumento do risco de morte para doenças que afetam outros órgãos.
Os pesquisadores analisaram todos os pacientes diagnosticados com gordura no fígado na Suécia entre 2022 e 2020 e compararam com um campo amostral de mais de 13.000 pacientes para analisar a correlação entre a doença e diferentes causas de morte.
No estudo publicado no The Journal of Hepatology, a equipe de cientistas afirma que as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer não-hepático é 54% e 47% maior para quem tem esteatose hepática, respectivamente. No caso das doenças hepáticas, como o câncer de fígado, o risco de morte é até 35 vezes mais alto do que a população geral.
Axel Wester, professor assistente do departamento de medicina no Instituto Karolinska e médico do Karolinska University Hospital alerta para o caráter silencioso da gordura no fígado, que dificilmente causa sintomas nos estágios iniciais.
“Muitas pessoas não sabem que têm doença gordurosa do fígado”, afirma.
Doença gordurosa do fígado: risco, diagnóstico e tratamentos possíveis
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gordura no fígado eleva mortalidade por doenças que atingem outros órgãos no site CNN Brasil.

