Clécio Luís destacou, no Bastidores CNN, que os recursos da exploração petrolífera poderão ser direcionados para a preservação do meio ambiente e o financiamento de pesquisas Economia, -transcricao-de-videos-, Amapá, Educação, Meio ambiente, Petrobras, Petróleo, Sustentabilidade CNN Brasil
A Petrobras informou nesta segunda-feira (20) que recebeu licença de operação do Ibama para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, na Margem Equatorial. Em entrevista ao Bastidores CNN, o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), destacou que a exploração do petróleo pode gerar recursos para financiar iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento social no estado.
O projeto prevê uma integração entre a universidade corporativa da Petrobras e as instituições de ensino locais, incluindo a Universidade Estadual, Universidade Federal e Instituto Federal. O objetivo é formar profissionais qualificados para atuar no setor petrolífero, beneficiando inclusive comunidades indígenas da região.
“Nós estamos esperando que o petróleo gere uma nova matriz econômica para nós, que possa financiar as pesquisas e qualificar os profissionais”, disse o governador.
A expectativa é que a nova matriz econômica gerada pela exploração petrolífera possa financiar diversos setores estratégicos. Entre as prioridades estão a preservação da floresta em pé, o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, a proteção das áreas indígenas e o aprimoramento da infraestrutura local.

