Presidente dos EUA justificou decisão afirmando que quer proteger cidade “devastada pela guerra” de “terroristas domésticos” Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, imigração EUA, Pete Hegseth, Portland CNN Brasil
Em uma coletiva de imprensa no sábado (27), a governadora do Oregon, Tina Kotek, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não tem autoridade para enviar tropas federais” a Portland para proteger instalações de imigração.
“Não há insurreição, não há ameaça à segurança nacional e não há necessidade de tropas militares em nossa grande cidade”, disse Kotek.
Ao ordenar a mais recente repressão a uma cidade liderada pelos democratas, Trump disse em uma publicação nas redes sociais que estava instruindo o Secretário de Defesa, Pete Hegseth, “a fornecer todas as tropas necessárias para proteger Portland, devastada pela guerra, e qualquer uma de nossas instalações do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) sob cerco, de ataques da Antifa e outros terroristas domésticos”.
Os crimes violentos em Portland diminuíram nos primeiros seis meses de 2025, mostram os dados. Os homicídios caíram 51% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados preliminares divulgados pela Associação de Chefes de Cidades Principais em seu Relatório Semestral de Crimes Violentos.
O relatório mostrou que Portland teve 17 homicídios no período, em comparação com 56 em Louisville, Kentucky, e 124 em Memphis, Tennessee, que têm populações comparáveis.
Em 2020, protestos eclodiram no centro de Portland, o enclave do Noroeste Pacífico com reputação de cidade liberal, após o assassinato de George Floyd em Minneapolis. Os protestos se arrastaram por meses, e alguns líderes cívicos da época disseram que foram estimulados, e não reprimidos, pelo envio de tropas federais por Trump.