Expectativa é que colheita favoreça queda ainda no primeiro semestre de 2025
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo aposta em supersafra para reduzir preço de alimentos, diz Rui Costa no site CNN Brasil. Política, Alimentos, Governo Lula, inflação alimentos, Rui Costa CNN Brasil
Diante da alta dos preços dos alimentos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (7) que o governo espera uma redução nos valores ainda no primeiro semestre deste ano, impulsionada por uma supersafra prevista para o período.
“Este ano, a expectativa é de uma supersafra. O clima está ajudando e, ao longo deste primeiro semestre, teremos a colheita. Todos os dados indicam que teremos uma supersafra, o que resultará na queda do preço dos alimentos. Portanto, a expectativa é positiva”, afirmou o ministro em entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia.
Na quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que os consumidores evitem comprar produtos com preços elevados, como forma de pressionar a redução dos valores e contribuir para o controle da inflação.
“Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender , senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou o presidente em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.
O presidente também incentivou os consumidores a optarem por alternativas mais baratas, para equilibrar os gastos, e reforçou que o governo está empenhado em resolver a alta dos preços.
O chefe do Executivo também destacou que o governo está em diálogo com empresários e ministérios responsáveis para encontrar soluções.
Ainda durante a entrevista, Lula também disse que a inflação dos alimentos será solucionada em breve. “Estou convencido de que a gente vai resolver esse problema logo, logo”, disse o presidente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo aposta em supersafra para reduzir preço de alimentos, diz Rui Costa no site CNN Brasil.