O maior Carnaval de rua do mundo ganha um novo capítulo em Salvador. No clima da campanha Carnaval da Bahia. Um Estado de Alegria, o Governo da Bahia apresentou, na quarta-feira (4), o conjunto de ações para o Carnaval de Salvador 2026, que conta com mais de 180 atrações sem corda. O anúncio foi feito no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, com detalhamento dos esforços de diversas áreas do Estado para a realização da festa, incluindo cultura, segurança pública, saúde, cidadania e comunicação.
A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues; a ministra da cultura, Margareth Menezes; do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior; do secretário Estadual de Cultura, Bruno Monteiro; do secretário Estadual de Turismo, Maurício Bacellar; do secretário Estadual da Segurança Pública, Marcelo Werner, entre outras autoridades.
Artistas de diferentes setores da cultura estiveram presentes, como Sarajane, Luciano Calazans, Edu Casanova, Jorge zarath, Mano Goes, Gerônimo, Luiz Caldas, Armandinho,Buja Timbalada, Lincoln Senna, Márcio Vitor, Deni Denan, Marcia Short, Flavinho (Pagodart), Negra Jhô, Gal do Beco, entre outros nomes que representam a diversidade e a força da música e da cultura do Estado.
Durante o lançamento, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o Carnaval como uma política pública estruturante, resultado de planejamento, integração institucional e cuidado com a população. Segundo ele, a coordenação do evento envolve mais de 40 órgãos estaduais, atuando de forma articulada para garantir uma festa democrática, segura e inclusiva.
“O Carnaval da Bahia é muito mais do que entretenimento. É cultura, é geração de emprego e renda, é identidade e é cuidado com as pessoas. Estamos trabalhando com planejamento e integração para garantir uma festa organizada, segura e acolhedora para baianos e turistas”, afirmou o vice-governador, que é o coordenador do Carnaval da Bahia pela quarta vez consecutiva.
A abertura foi conduzida pela apresentação da Charanga Axé e do grupo de performance Filó Brincante, que seguiram em cortejo até o Largo. Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica das Barracas do Carnaval do Pelourinho a barraqueiros e barraqueiras que terão melhores condições de trabalho durante os seis dias de festa.
O sambista Nelson Rufino foi responsável por encerrar a noite, em destaque a força da música que marca a identidade cultural da Bahia.
OURO NEGRO E CARNAVAL DO PELÔ – A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) apresentou o conjunto de ações que marca a presença da pasta no Carnaval de Salvador 2026. As iniciativas se organizam em dois eixos: o Programa Ouro Negro, responsável por garantir suporte às entidades de matriz africana na folia, e a realização do Carnaval do Pelô, que levará 81 atrações aos largos do Centro Histórico.
Completando 18 anos, o Programa Ouro Negro ratifica o compromisso do Governo da Bahia, por meio da SecultBA e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), com o fortalecimento contínuo das manifestações da cultura afro-brasileira. A política pública coloca em evidência a ancestralidade, reconhece a contribuição da diáspora africana à identidade nacional e potencializa o trabalho sociocultural desenvolvido pelas comunidades negras.
Em 2026, o programa alcança investimento recorde de R$ 17 milhões, destinados a blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e blocos de índio em desfiles e festas populares. Para o Carnaval de Salvador, o edital selecionou 95 propostas.
No Pelourinho, a programação reunirá mais de 250 horas de programação e 150 atrações, como baile infantil, apresentações itinerantes, performances artísticas que ampliam a diversidade da festa.
Ao falar sobre o apoio do Estado à festa, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro destacou que “O carnaval é uma festa do povo. É a diversão democrática e precisa estar cada vez mais próxima e conectada com toda a sociedade, por isso, o Governo da Bahia apoia a folia em mais de 150 municípios. Em Salvador, nosso esforço garante programação bastante diversificada em todos os circuitos da festa.”
Simultaneamente, a SecultBA organiza mais uma edição do Carnaval do Pelô, que terá 81 atrações selecionadas por edital público. A programação reúne artistas, grupos e bandas da Bahia em diversas modalidades: microtrios, nanotrios, apresentações em palco, bailes infantis, orquestras, bandinhas e performances. A iniciativa amplia o acesso, diversifica linguagens e qualifica a ocupação dos largos do Centro Histórico ao longo dos seis dias de festa.
A secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, destacou a importância do Programa Ouro Negro na programação: “É uma grande celebração, uma ação afirmativa com intencionalidade, recurso e transparência. É assegurada dignidade para que essas manifestações culturais aconteçam nesse estado de alegria que é a Bahia.”
Ao parabenizar o Governo da Bahia e a coordenação do Carnaval, a ministra Margareth Menezes destacou: “A Bahia merece essa qualificação nesse lugar. Foi o primeiro estado a realizar carnaval de rua, é a capital onde nasceu o trio elétrico e onde surgiram movimentos fundamentais que influenciaram a música popular brasileira. É a terra dos blocos afros, que carregam a marca da personalidade da nossa música baiana.”
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur), por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), também integra o circuito com atrações que fortalecem o calendário do Pelourinho e ampliam a oferta cultural durante o período carnavalesco.
CONFIRA AS ATRAÇÕES CONFIRMADAS NO CARNAVAL DO PELOURINHO:
Adão Negro
Afrocidade convida Duquesa
Aiace
Aila Menezes
Alinne Silva
Amanda Santiago
Ana Mametto
Apaxes Do Tororó | Cabokaji | Udi
Artista Dionorina
As Ganhadeiras de Itapuã
Aspri RBF
Bailinho de Quinta
Banjo Novo
Banda Afrosambah
Banda Laskinê
Banda Miss Suéter
Banda Sine Calmon e Morrão Fumegante
Batifun
Bonneco
Breno Casagrande
Cadeiradebrin
Cangaço Preto
Carla Cristina
Carla Visi
Cassio Nobre
CBX
Cesar Figueiredo
Chico César
Claudia Cunha
Criolo
Dan Miranda
Dan Valente
Danzi
DH8
Diego Henrique
Dj Bruxa Braba
Dj Fall Clássico
Dj Preta
Edu Casanova
Elas Cantam Axé
Eletrikaz
Escandurras
Filhos de Jorge
Filomena Bagaceira
Folia Delas
Fusão Afróxé Bass – Acoustic Pressure (Tributo aos Blocos Afro e Afoxés da Bahia) (Telefunksoul + Mestre Jackson + Experiência Jamaica)
Gabi Lins
Gabriel Mercury
Gal do Beco
Gatos Multicores
Gereba
Gerônimo
Geri Vieira
Grupo Atabasabar
Grupo Botequim
Grupo Canela Fina
Grupo Corrupio
Gutto Cabaré
Ifá, Alissa Sanders (EUA) e João Teoria
Igor Gnomo, Chibatinha e Ágatha Macedo
Igor Hereda
Igor Serravalle
Igor Serravalle (repetido na lista original — mantive ambas as entradas conforme enviado)
Jammil
Jeremias Gomes convida Tati Portela e Val Caetano
Joh Ras
Jô Kallado
Jorge Zarath
Joyce Alane
Juan e Ravena
Juliana Ribeiro
Jussara Silveira + Sylvia Patricia + Morotó Slim To Slim
Kelly Cristina
Larissa Luz
Lazzo Matumbi
Legião do Samba
Lhego Valentim e Leva Trio
Lilica Rocha
Luedji Luna
Luciano Calazans
Lukas Miranda
Magary
Majur
Marcia Castro
Marcia Freire
Márcia Short
Márcia Short convida Lazzo e Aloísio Menezes
Mariene de Castro
Matilde Charles, Sambaiaiá
Maya
Mestre Aurino da Viola
Motumbá
Mukambu
Musiclauns
Nação Zumbi
Nando Borges
Nelma Marks
Nelson Rufino convida Sandra de Sá
Negro Davi
Orquestra Compassos
Orquestra Reggae de Cachoeira
Orquestra Santo Antônio
Os Garotin
Oxeturá
Patrick Levy
Paulinho Boca
Paulo Marcos
Pepeu Gomes e Davi Moraes
Pílula Dendê Sounds (Cronista do Morro + Bruxa Braba + Wall Cardozo)
Pierre Onassis
Pradarrum
Quabales convida MVBill
Rachel Reis convida Os Gilsons
Rafael Pondé
Raimundo Sodré
Ravi Lobo
Ray Gramacho
Ricardo Chaves
Ruan Vaqueirinho
Saulo Braga
Salvador de Ponta a Ponta – Alvinho, Indy e Brena
Samba de Roda de Dona Dalva
Sávio Assis
Sarajane
Serestão do Lopes
Serginho Pimenta Nativa
Show Oritá – Laiô, Rê Freitas e Rei Souza
Sonora Amaralina
Tenysson Del Rey
Thathi
Tonho Matéria
Três Marias: Larissa Luz + Anelis Assumpção + Sued Nunes
Trinca do Samba canta o Samba da Bahia (Walmir Lima + Gabriela Lima + Belpa)
Uel
Vandal e Ministereo Público
Vânia Abreu
Viola de Doze
Viny Brasil
Vinnicius
Wilsinho Kraychete
Zeca Freitas e Orquestra
Zé Livrório
Zé Paulo
O post Governo da Bahia lança Carnaval de Salvador 2026 com mais de 180 atrações sem corda apareceu primeiro em LFTV.

