Objetivo é conectar empresas a profissionais em busca de oportunidades e fornecer cursos profissionalizantes de modo direcionado Política, Emprego, Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas CNN Brasil
O governo de São Paulo lançou nesta terça-feira (8) a Plataforma Trampolim, uma iniciativa que busca conectar o cidadão às oportunidades de trabalho.
O programa busca oferecer uma jornada completa de desenvolvimento profissional, com acesso gratuito à capacitação, orientação de carreira e serviços de apoio.
O Trampolim faz parte da política pública de inclusão produtiva e empregabilidade do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que esteve no lançamento na sede do governo, o Palácio dos Bandeirantes.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como Jorge Lima, secretário de desenvolvimento econômico; o deputado André Prado, presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), e mais de 100 prefeitos de cidades paulistas.
O programa
Cerca de 67% das empresas relatam dificuldade ou muita dificuldade para preencher vagas com candidatos capacitados, segundo levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Do outro lado, o estado de São Paulo contabiliza 1,6 milhão de desocupados na força de trabalho, de acordo com dados da Fundação Seade e da PNAD Contínua, com uma taxa de desemprego de 6,2% no primeiro trimestre.
O Programa Trampolim, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, surge como uma solução digital para esse cenário.
A plataforma tem conexão com os demais programas do governo do estado, como o Qualifica SP, o SuperAção e o Caminhos da Capacitação.
Em resposta à CNN, Jorge Lima detalhou que a expectativa é, com os profissionais se inscrevendo e as empresas aderindo, a gestão pública possa mapear onde estão as vagas de trabalho e porque não se conectam com a população desocupada.
“Se você não vai às cidades, não sabe a demanda. [Com o programa], eu faço os empresários enxergarem qual é a demanda”, afirmou.
O planejamento é qual demanda das empresas não estão sendo atendidas para que o governo posso direcionar cursos de profissionalização de modo adequado a realidade de cada município.
Durante o lançamento, foi assinado o decreto do programa e Resolução SDE. Com isso, empresas interessadas poderão aderir, de forma voluntária, ao Pacto de Inclusão Produtiva, comprometendo-se a inserir e divulgar cursos e vagas de trabalho na plataforma, além de apoiar na modelagem de novas capacitações para gerar desenvolvimento econômico e social.
Já no lançamento, a plataforma tem 6.785 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional disponíveis. As formações são oferecidas nas modalidades presencial e remota.
“Não queremos aqui a dependência, o contrário, nós queremos a emancipação, nós queremos a liberdade, nós queremos aqui que a pessoa tenha direito ao direito social fundamental, que é o direito ao trabalho, que é o direito a prosperar”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Como funciona o Trampolim?
As empresas cadastradas podem divulgar vagas gratuitamente, definir os perfis desejados e ter acesso a uma base de profissionais qualificados e em desenvolvimento. O Trampolim integra ainda uma rede de parceiros — instituições de ensino, centros de qualificação, associações setoriais e organizações sociais — que alimentam continuamente a plataforma com novos cursos, capacitações e talentos prontos para atuar no mercado.
Aos cidadãos, a plataforma vai centralizar todas as oportunidades disponíveis em um só lugar, cursos de qualificação profissional do QualificaSP e de instituições parceiras, vagas de trabalho, orientação de carreira, elaboração de currículos, preparação para entrevistas, entre outros serviços.
SuperAção
Na cerimônia, também foi sancionado pelo governador o programa SuperAção, principal aposta na área social da gestão Tarcísio.
Na primeira onda de atendimentos, a gestão estima que 150 mil famílias com renda per capita abaixo de meio salário-mínimo nacional (R$ 759). Para a fase inicial do programa, devem ser investidos R$ 500 milhões, voltados tanto para pagamentos de auxílios às famílias atendidas.