Expectativa do governo é que obras comecem em 2025, mas ainda precisa de aprovação da corte de contas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo envia projeto do Túnel de Santos para aval do TCU; projeto prevê aporte de R$ 6 bi no site CNN Brasil. Investimentos, -agencia-cnn-, CNN Brasil Money, Guarujá, Porto de Santos, Santos, túnel CNN Brasil
O projeto do Túnel de Santos foi encaminhado nesta segunda-feira (30) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao Tribunal de Contas da União (TCU).
A proposta, que integra o Novo PAC, prevê um investimento superior a R$ 6 bilhões, sendo metade financiada pelo governo federal e a outra metade pelo estado de São Paulo.
A obra, que deverá beneficiar mais de duas milhões de pessoas, visa a construção de um túnel imerso sob o mar, ligando Santos ao Guarujá.
Segundo o ministro, o empreendimento representa o fim de um longo período de espera para a população local, que aguarda melhorias na infraestrutura há mais de 100 anos. A ideia é que a construção ajude a separar o tráfego portuário do tráfego urbano, contribuindo para a qualidade de vida na região.
“Essa obra é fundamental para ajudar na mobilidade urbana e a qualidade de vida da Baixada Santista e, principalmente, vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano”, pontuou.
Além do túnel, o projeto inclui a concessão do Canal do Porto de Santos, com o objetivo de aprofundar o calado (a profundidade do porto) e garantir a manutenção da área.
Esse investimento é fundamental para que o Porto continue a ser uma peça-chave na exportação e importação do Brasil, responsável por 30% da corrente de comércio do país.
Atualmente, o Porto de Santos possui um calado de 15 metros. Com os novos investimentos, a expectativa é que, até 2025, a profundidade aumente para 16 metros, chegando a 17 metros no curto prazo, o que permitirá a passagem de embarcações maiores.
O túnel de 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade será o primeiro do tipo imerso na América Latina. Ele ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá.
O projeto incluirá vias para veículos, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres, com espaço também para a adaptação ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Essa obra faz parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura do estado e do país.
“O túnel de Santos, a concessão da dragagem, são obras de mobilidade urbana, é o grande projeto de descarbonização dos nossos navios, toda essa infraestrutura será primordial para o crescimento do Brasil”, destacou.
A expectativa do governo é que as obras do túnel comecem em 2025. No entanto, o projeto ainda depende da aprovação do TCU e da viabilidade do processo de concessão, que determinará a empresa responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.
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