By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Governo estuda usar dinheiro público e pagar de uma só vez valor descontado de aposentados do INSS
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Governo estuda usar dinheiro público e pagar de uma só vez valor descontado de aposentados do INSS
outros

Governo estuda usar dinheiro público e pagar de uma só vez valor descontado de aposentados do INSS

Última atualização: 7 de maio de 2025 06:49
Published 7 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O governo federal, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estuda utilizar verbas do orçamento do Executivo para ressarcir, de forma integral e direta, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A medida está sendo elaborada em articulação com a Casa Civil e envolve também a participação de órgãos como o STF, CNJ e o Ministério Público Federal.

A proposta prevê que a devolução ocorra em parcela única, seguindo um cronograma semelhante ao adotado nos pagamentos regulares do INSS, com critérios como a data de nascimento para organizar a fila de restituição. Ainda não foi definido o período exato dos descontos irregulares que será contemplado.

As investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) apontam que os descontos não autorizados se intensificaram a partir de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e ganharam volume bilionário a partir de 2023, já sob a atual gestão.

A restituição dependerá da comprovação de que o segurado não autorizou os descontos, o que representa um dos principais desafios do processo. O governo pretende assumir os custos iniciais e buscar posteriormente o ressarcimento junto às entidades envolvidas nas fraudes, amparado pelo artigo 37, parágrafo 6º da Constituição, que trata da responsabilidade civil do Estado e de prestadoras de serviços públicos por danos causados a terceiros.

Caso não haja comprovação imediata de dano ou se o orçamento atual não comportar a despesa, o governo poderá editar uma Medida Provisória para abrir crédito extraordinário ou encaminhar um projeto de lei ao Congresso Nacional.

Nesta terça-feira (6), o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que os valores serão depositados diretamente na conta dos beneficiários. A instituição já abriu 12 processos contra entidades suspeitas de envolvimento nas fraudes, com base na Lei Anticorrupção. Algumas dessas organizações, segundo Waller, não apresentavam sequer estrutura mínima para funcionar, e teriam, inclusive, pagado propina a servidores públicos. O INSS está desconsiderando a personalidade jurídica dessas entidades para atingir sócios e empresas do mesmo grupo, a fim de garantir a recuperação dos valores.

Atualmente, todos os descontos estão suspensos automaticamente, sem necessidade de solicitação por parte dos segurados. Descontos relativos a mensalidades associativas efetuados em abril serão estornados na folha de pagamento de maio, com depósitos programados entre os dias 26 de maio e 6 de junho, junto ao pagamento mensal e à segunda parcela do 13º salário.

Entenda a fraude

As investigações revelaram que sindicatos e associações passaram a incluir aposentados e pensionistas em seus quadros sem consentimento, aplicando descontos diretamente na folha do INSS. A prática envolvia, em alguns casos, falsificação de assinaturas e a participação de servidores. Entre 2019 e 2024, o valor total dos descontos realizados soma R$ 6,3 bilhões, embora ainda esteja em apuração qual parte desse montante foi obtida ilegalmente. A operação “Sem Desconto” apura a atuação de ao menos 11 entidades.

O post Governo estuda usar dinheiro público e pagar de uma só vez valor descontado de aposentados do INSS apareceu primeiro em LFTV.

You Might Also Like

Mesmo com resistência, governo admite avanço do PL da Anistia na Câmara

Concurso Público: Prefeitura abre 160 vagas em diferentes níveis e contratação deve ser imediata

Carro de desaparecidos encontrado em bunker tinha marcas de tiro e sangue 

Ana Paula Minerato sobre acusação de racismo por áudio: “Emboscada da vida” 

Valdemar: Precisamos muito do apoio do Kassab para aprovar anistia 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

O que levou Pablo Marçal a ficar inelegível? Entenda 

22 de fevereiro de 2025
Brics alerta para uso de IA para desinformação e risco de agitação social 
Não gostou de “Amores Materialistas”? Confira 5 romances no streaming 
Provão Paulista: quando será liberado o resultado das provas? 
Operação mira bando que roubou mais de R$ 2 milhões em canetas para emagrecer em Salvador
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?