By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário 
outros

Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário 

Última atualização: 8 de maio de 2025 16:59
Published 8 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Na terça-feira (6), durante reunião com representantes do governo Trump, técnicos do Ministério da Justiça afirmaram que, para o Brasil, não é possível classificar grupos como o Comando Vermelho como organizações terroristas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário no site CNN Brasil.  Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Polícia CNN Brasil

Contents
Leia maisCelsinho da Vila Vintém se aliou ao CV e à milícia, revela investigaçãoNeta de Celsinho da Vila Vintém denuncia agressão da polícia durante prisãoQuem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, delegado Victor Santos, criticou o governo federal por não defender a classificação do Comando Vermelho (CV) como organização terrorista. Segundo ele, Brasília ignora a realidade da violência no estado e se recusa a reconhecer a gravidade dos ataques promovidos pela facção.

“O governo federal não poderia falar sobre um assunto que talvez nem conheça, porque não conhece a realidade do Rio de Janeiro, porque não quer. A realidade do Rio é conhecida por todos aqueles que moram aqui”, afirmou Santos.

As declarações foram feitas nesta quinta-feira (8), durante coletiva de imprensa sobre a prisão de Celsinho da Vila Vintém, apontado como chefe da facção Amigos dos Amigos (ADA). Celsinho é suspeito de se aliar ao CV para ampliar o domínio territorial da quadrilha na zona oeste da capital fluminense.

Leia mais

  • Celsinho da Vila Vintém se aliou ao CV e à milícia, revela investigação

    Celsinho da Vila Vintém se aliou ao CV e à milícia, revela investigação

  • Neta de Celsinho da Vila Vintém denuncia agressão da polícia durante prisão

    Neta de Celsinho da Vila Vintém denuncia agressão da polícia durante prisão

  • Quem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio

    Quem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio

Para o secretário, o Comando Vermelho atua com métodos que se assemelham aos de organizações terroristas internacionais.

“O CV hoje é a facção que mais enfrenta o Estado, e nós vamos continuar defendendo, sim, que é uma organização criminosa transnacional e terrorista.”

As críticas ocorrem no momento em que autoridades dos Estados Unidos participam de uma série de reuniões com representantes do governo brasileiro, em Brasília. Um dos temas em debate é justamente o enfrentamento a facções criminosas e possíveis acordos de cooperação internacional.

Em Washington, a gestão do presidente Donald Trump tem buscado enquadrar grupos criminosos da América Latina como organizações terroristas, à luz da legislação americana. Isso já ocorreu, por exemplo, com a facção venezuelana Tren de Aragua.

Na terça-feira (6), durante reunião com representantes do governo Trump, técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmaram que, para o Brasil, não é possível classificar grupos como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. A justificativa é que, segundo a legislação nacional, esse tipo de enquadramento exige motivação religiosa, étnica ou ideológica, o que não se aplicaria diretamente às facções.

Apesar disso, o governo do Rio aposta no reconhecimento internacional. De acordo com Victor Santos, um relatório elaborado pelas inteligências da Polícia Civil e da Polícia Militar será entregue nos próximos dias a representantes do governo americano.

“O governador Cláudio Castro [PL] é um entusiasta dessa pauta e deve entregar pessoalmente o relatório. Se a classificação for aceita, o estado do Rio terá acesso a uma série de benefícios, como capacitação de agentes, acordos técnicos e bloqueios internacionais de recursos ligados ao crime organizado”, explicou o secretário.

Ele também destacou o alcance global de uma eventual decisão dos EUA. “Com um clique, o governo americano consegue bloquear o dinheiro onde quer que esteja, sob suspeita de ligação com uma organização criminosa e, principalmente, terrorista.”

Presente à coletiva, o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, reforçou o argumento de que o CV pratica atos típicos de narcoterrorismo. Para ele, as ações da facção ultrapassam os limites do crime comum.

“Quem atira a esmo na direção de mulheres grávidas, crianças e trabalhadores para impedir uma operação policial… isso é o quê, senão narcoterrorismo?”, questionou. “Quem impõe um tribunal do tráfico, julga e executa pessoas diante da comunidade, impede ambulâncias e coleta de lixo… isso é terrorismo.”

Curi também relembrou um ataque ocorrido em outubro do ano passado, quando criminosos ligados ao Complexo de Israel mataram três civis durante uma ofensiva contra a polícia. “O que aconteceu ali não foi confronto. Foi execução. Isso é narcoterrorismo”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Presa na Itália, Zambelli ganha “respiro” na Câmara dos deputados; entenda

Polícia Federal apreende nova carga de Moujaro e Ozempic na BR-116

VÍDEO: Taxista infarta ao ajudar colega durante parada cardíaca e os dois morrem; vídeo mostra momento exato

Secretário de Fazenda do MS é eleito presidente do Conselho do Comitê Gestor do IBS

Datafolha: Brasileiros se dividem sobre prisão de Bolsonaro, mas maioria acredita que ex-presidente vai escapar

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Brasileira morta em vulcão: Pato se propõe a pagar traslado de corpo 

25 de junho de 2025
Eduardo Bolsonaro reage após ser chamado de “lambe botas de Trump” por Lula
Críticas ao governo são parte da democracia, diz ministro à CNN 
Ednaldo apela ao STF contra nova eleição na CBF: “Intervenção ilegal” 
Mais de 5 mil brasileiros poderão ser expulsos de Portugal, diz ministro 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?