Comitiva será liderada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin; prioridade é convencer americanos a suspender tarifas durante negociação Macroeconomia, CNN Brasil Money, Comércio, negociações, tarifaço Trump, tarifas EUA CNN Brasil
Em reuniões com empresários nos últimos dias, membros do governo federal já confirmam que uma comitiva viajará a Washington, capital dos Estados Unidos, na próxima semana para rodadas de negociações sobre o tarifaço estabelecido por Donald Trump contra o Brasil.
A viagem será liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, segundo executivos que se reuniram com membros do governo nesta semana.
Os setores da economia têm ouvido do governo que a prioridade nesta rodada é convencer os americanos a aceitarem uma “trégua”, ou seja a redução das tarifas de 50% para 10% por 90 dias, enquanto Brasil e Estados Unidos negociam.
Os empresários estimam que as negociações tarifárias devem durar entre 60 e 90 dias e não duvidam que a resolução fique para 2026. Estão sobre a mesa uma série de possíveis parcerias comerciais, sendo o principal deles a colaboração estratégica para exploração de terras raras.
Durante toda esta semana, o trabalho de técnicos da área de comércio exterior do Itamaraty e do Mdic esteve voltada a preparar as negociações, segundo apuração da CNN. Oficialmente o Ministério das Relações Exteriores (MRE) não confirma a viagem à capital norte-americana.
A CNN adiantou que o governo avaliava a viagem. Após conversar com o presidente Lula, Trump sinalizou que aceitaria ir à mesa de negociações, mas não garantiu a diminuição das tarifas sobre produtos brasileiros.

