Em reunião com indústria, representantes da Esplanada sinalizaram a empresários obstáculos para firmar diálogo com autoridades americanas Macroeconomia, CNN Brasil Money, EUA, tarifas de Trump CNN Brasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a empresários, durante reunião nesta terça-feira (15), que há dificuldade em identificar quem será o representante do governo norte-americano responsável pela negociação das tarifas com o Brasil.
Segundo Fernando Pimentel, diretor superintendente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), a palavra-chave da reunião foi negociação. O empresário esteve presente no encontro ao lado de outros 17 segmentos da indústria.
“O que foi comentado hoje na reunião é a dificuldade de ter a identificação de quem serão os interlocutores para trabalhar essa negociação pelo lado americano”, disse Fernando Pimentel à CNN.
A tarifa norte-americana de 50% sobre os produtos brasileiros está prevista para ser implementada em 1° de agosto. Até lá, empresários da indústria pediram ao governo que mantenha a aposta na negociação.
Caso o diálogo não avance nos próximos dias, os empresários da indústria pediram que o Brasil solicite um prazo adicional de 90 dias para que se busque um acordo entre as autoridades do Brasil e dos Estados Unidos.
“À medida que não consiga esgotar nos próximos 15 dias uma negociação, que seja aplicada uma postergação por 90 dias para que as partes possam buscar o entendimento. Ficou identificado que há ainda uma dificuldade de saber quem do governo norte-americano será o negociador dessa questão”, afirmou Pimentel.
Após o fim da reunião com a indústria, o vice-presidente Geraldo Alckmin informou que o governo norte-americano ainda não respondeu a tentativa de negociação do Brasil.
As autoridades brasileiras enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, há dois meses, quando uma tarifa recíproca de 10% foi imposta sobre produtos brasileiros.
Apesar da falta de resposta à primeira carta, o governo brasileiro vai fazer uma nova tentativa de diálogo com Trump, diante da tarifa de 50% anunciada recentemente sobre as importações brasileiras.
Entenda o tarifaço de Trump sobre Brasil e como impacta a economia