Encontro, que teve início às 12h, é comandado pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin Macroeconomia, Apple, CNN Brasil Money, Google, Meta, Tarifa, tarifas de Trump, tecnologia, Visa CNN Brasil
O governo federal se reúne, nesta segunda-feira (21), com empresas americanas do setor da tecnologia para tratar da tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre a importação de produtos brasileiros.
A reunião acontece no contexto do comitê interministerial criado pelo governo para formular a resposta brasileira à tarifa.
O encontro, que teve início às 12h, é comandado pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Participam da reunião representantes de gigantes do setor, como a Apple, Visa, Meta e Google.
Veja a lista de participantes do setor privado:
- Nuno Lopes Alves, Diretor Geral da Visa;
- Gustavo Lage Noman, Vice-Presidente de Assuntos Governamentais da Visa;
- Márcia Miya, Government Affairs Manager na Apple;
- Gustavo Dias, Head Jurídico e de Relações Institucionais América Latina;
- Yana Dumaresq, Diretora de Políticas Públicas da Meta;
- Daniel Arbix, Diretor Jurídico do Google;
O encontro marca o início da segunda semana de reuniões do comitê, que iniciou na última terça-feira (15) rodadas de conversas com o setor privado.
A ideia do Planalto é aproveitar a interlocução e o acesso dos empresários ao mercado dos EUA para alinhar o discurso entre os setores público e privado e definir a melhor estratégia de negociação.
Alckmin argumenta que, antes de o governo tomar qualquer decisão, é fundamental ouvir o setor privado, que mantém interlocução direta com o mercado norte-americano.
Como a economia brasileira deve ser afetada com o tarifaço de Trump?