By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Governo suspende criação da Fundação IBGE+ após pressão de servidores
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Governo suspende criação da Fundação IBGE+ após pressão de servidores
outros

Governo suspende criação da Fundação IBGE+ após pressão de servidores

Última atualização: 29 de janeiro de 2025 15:15
Published 29 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciaram nesta quarta-feira (29/1) a suspensão temporária da criação da Fundação de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica do IBGE, apelidada de IBGE+. A decisão foi tomada em meio à pressão de servidores contra a iniciativa. Eles argumentam que a iniciativa privatiza o trabalho e representa riscos de perda de autonomia e de comprometimento da qualidade dos dados produzido.

Contents
Edição especial da newsletter Por dentro da Máquina traz um balanço completo de 2024 e a agenda de 2025 no serviço públicoPressão dos servidores contra a propostaQuer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da MáquinaVisão do governo

Em nota conjunta na qual informam a suspensão da “proposta apoiada pelo MPO, para o desenvolvimento institucional e a ampliação das fontes de recursos para o IBGE”, os órgãos dizem estar em busca de uma solução. “Frente a esse desafio, estão sendo mapeados modelos alternativos que podem ensejar alterações legislativas, o que requererá um diálogo franco e aberto com o Congresso Nacional”, diz trecho da nota. Leia a íntegra.

Edição especial da newsletter Por dentro da Máquina traz um balanço completo de 2024 e a agenda de 2025 no serviço público

Acrescentam ainda que “qualquer decisão que oportunamente for tomada seguirá o debate no IBGE e com o Executivo e o Legislativo”. A nota diz ainda que o  “MPO dará apoio ao IBGE, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), para a formulação do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, uma das pesquisas mais relevantes do Instituto, em recursos para 2025 (cronograma que envolve treinamento, contratação, entre outros)”.

Pressão dos servidores contra a proposta

Desde que a ideia de criação do IBGE+ se tornou pública há crítica dos servidores, mas o movimento contrário à ideia se intensificou neste mês. Na manhã desta quarta-feira, por exemplo, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do IBGE (AssIBGE) promoveu um ato contra a proposta na sede do instituto no Rio de Janeiro. Pouco antes da mobilização, os servidores haviam se reunido com o presidente do instituto, Marcio Pochmann. Ele refuta o argumento de privatização.

“Esse tema das fundações é um tema que gera controvérsia, não apenas no IBGE. Há uma perspectiva de entender que uma fundação desta natureza poderia levar a uma espécie de privatização. Pelo contrário, são modelos necessários para ampliar o orçamento e permitir a inovação tecnológica, absolutamente necessário nos dias de hoje”, disse a jornalistas.

Quer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da Máquina

Para o sindicato, a criação da fundação IBGE+ desperta riscos diversos, entre eles a perda de autonomia, precarização das condições de trabalho, desvalorização dos servidores e comprometimento da qualidade dos dados produzidos.

No dia 21 de janeiro, a Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) enviou ao Congresso uma carta pedindo a suspensão da criação do IBGE+. A confederação critica que o IBGE criou a “fundação paralela IBGE+ sem autorização legislativa”. “Ficam evidentes os vícios insanáveis do ato constitutivo da Fundação de natureza privada IBGE+, sendo de extremo risco manter a referida estrutura paralela que representa a precarização às avessas dos serviços oficiais de estatística, geografia, geologia e cartografia de âmbito nacional”, completa o sindicato.

Visão do governo

A coluna do analista-chefe Fabio Graner, publicada no JOTA no dia 23 de janeiro, detalhou a visão do Planalto sobre a crise no IBGE. No governo, há uma leitura de que a situação deriva de problemas nos dois lados em conflito. Há um reconhecimento de que Pochmann tem errado na falta de diálogo e na postura mais autoritária, na qual toma decisões sem uma negociação efetiva com aqueles que vão executá-la.

Por outro lado, também há uma leitura de que os servidores estão usando a questão do IBGE+ como veículo para desestabilizar o atual presidente por outros incômodos, como a questão da mudança de endereço no Rio de Janeiro e o trabalho remoto.

A visão no governo era a de que a nova fundação seria uma iniciativa positiva, que permitiria a realização de pesquisas em um ambiente de elevada restrição orçamentária, mas cuja condução feita por Pochmann foi errada.

You Might Also Like

A reforma tributária e o setor de seguros

7 dicas para começar sua mini-horta em apartamento 

Ferrari Elettrica: o primeiro carro elétrico da marca já tem data para estrear

Sem fato, sem foro

Na Sombra do Poder: O personal e a influencer

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Trump ordena revisão das políticas de controle de armas de Biden à Justiça 

7 de fevereiro de 2025
O que dizem as defesas dos denunciados por tentativa de golpe no núcleo 4 
Mulher agredida pelo namorado com mais de 60 socos vai passar por cirurgia; saiba detalhes
Lindsay Lohan revela critério para aceitar novos projetos 
Prefeitura de Itajuípe decreta estado de emergência devido às chuvas
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?