Medida afetaria cerca de 72 mil imigrantes de Honduras e 4 mil da Nicarágua, segundo estimativas do governo Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Honduras, Imigrantes, Nicarágua CNN Brasil
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos adotou medidas para encerrar o TPS (Status de Proteção Temporária) para imigrantes de Nicarágua e Honduras que residem no país, de acordo com rascunhos de avisos publicados no Federal Register.
O governo Trump retirou as proteções contra deportação autorizações para viver temporariamente no país para cidadãos de diversas nacionalidades, argumentando que as condições em seus países de origem não justificavam mais estarem aptos a receberem essas proteções.
O fim das proteções desencadeou ações judiciais em todo o país e foi bloqueado por juízes federais em alguns casos.
A medida afetaria cerca de 72 mil imigrantes de Honduras e 4 mil da Nicarágua, segundo estimativas do governo.
A CNN entrou em contato com o Departamento de Segurança Interna e aguarda resposta.
O TPS se aplica a pessoas que enfrentariam dificuldades extremas se fossem forçadas a retornar aos seus países de origem devido a conflitos armados ou desastres naturais — portanto, a proteção é limitada a pessoas que já estão nos Estados Unidos.
Governos de integrantes do Partido Republicano e do Partido Democrata anteriores designaram as proteções, embora alguns republicanos tenham argumentado que a medida, que deveria ser temporária, não deveria ter sido prorrogada várias vezes.