By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Governo vê resistências à reforma do IR e vislumbra alternativa do Senado 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Governo vê resistências à reforma do IR e vislumbra alternativa do Senado 
outros

Governo vê resistências à reforma do IR e vislumbra alternativa do Senado 

Última atualização: 13 de setembro de 2025 03:30
Published 13 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Projeto segue parado na Câmara, sem previsão real de ser votado no plenário. Cacique do MDB articula andamento da medida por meio da Comissão de Assuntos Econômicos no Senado  Macroeconomia, Câmara dos Deputados, Imposto de Renda, Medida Provisória, William Waack CNN Brasil

Contents
Leia MaisFuncionários do BC criticam PEC da Autonomia e propõem alternativasDiálogo Brasil-China ganha peso diante da instabilidade na relação com EUAEUA pressionam G7 a impor tarifas sobre países que compram petróleo russo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta dificuldades para aprovar de vez na Câmara dos Deputados a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. A medida é uma promessa de campanha de Lula e uma das principais bandeiras do petista.

Parte de líderes do centrão sinaliza que, caso o projeto do relator Arthur Lira (PL-AL) não seja votado ainda neste mês, ele não será mais pautado. Outras alas, no entanto, indicam que uma a votação ainda poderia acontecer até dezembro, ganhando força depois do julgamento sobre o golpe de Estado no STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia Mais

  • Funcionários do BC criticam PEC da Autonomia e propõem alternativas

    Funcionários do BC criticam PEC da Autonomia e propõem alternativas

  • Diálogo Brasil-China ganha peso diante da instabilidade na relação com EUA

    Diálogo Brasil-China ganha peso diante da instabilidade na relação com EUA

  • EUA pressionam G7 a impor tarifas sobre países que compram petróleo russo

    EUA pressionam G7 a impor tarifas sobre países que compram petróleo russo

A interlocutores, o próprio Lira defende que estava preservando a matéria em meio à polarização política exacerbada com o julgamento no Supremo. Há ainda discussões entre deputados sobre a forma de compensação do dinheiro que deixará de ser arrecadado, e quem não queira que o governo ganhe popularidade a partir da medida.

Numa tentativa de destravar o andamento da matéria, o Palácio do Planalto vislumbra uma alternativa no Senado.

O presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), senador Renan Calheiros (MDB-AL), pretende avançar com um projeto semelhante sobre o tema apresentado pelo colega Eduardo Braga (MDB-AM). A ideia seria fazer um novo parecer angariando pontos defendidos pelo governo na reforma do Imposto de Renda.

O texto precisa ser aprovado até o final do ano para valer em 2026. Até por isso, parte da base governista incentiva a edição de um MP (Medida Provisória) por parte do Executivo, mas isso não deve prosperar.

Outra frente de dificuldades do governo no Congresso envolve a pressão da oposição pelo projeto de lei da anistia nas Casas.

A oposição quer incluir na medida a extinção das penas — inclusive, de Jair Bolsonaro. Até o momento, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não sinalizou que pretende pautar a anistia, que continua sem relator.

A falta de um texto fechado e a ausência nesta semana de políticos em Brasília por conta de sessões semipresenciais deixam o cenário em aberto.

Uma das esperanças da oposição é o retorno do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Brasília para tentar convencer parlamentares a apoiarem o texto.

Os principais líderes do Centrão, como os que encampam Tarcísio ao planalto, preferem apenas a revisão do código penal para diminuir penas, manobra que manteria o ex-presidente preso e inelegível.

Ainda assim, líderes avaliam que a anistia pode avançar. Parlamentares da base governista calculam quantos votos têm para derrotar o texto que beneficiaria Jair Bolsonaro e outros réus pela trama golpista, além de invasores do 8 de janeiro de 2023.

A ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), chegou a pedir pessoalmente para ministros de centro conversarem com as respectivas bancadas e, assim, frear o avanço do projeto, que deve voltar a ser discutido na próxima reunião de líderes da Câmara.

Ainda que a oposição consiga aprovar algum tipo de perdão, a anistia tende a enfrentar dificuldades no Senado. À frente da Comissão de Constituição e Justiça, o senador Otto Alencar (PSD-BA) já avisou que não vai pautar uma anistia ampla — o que, na prática, trava a medida.

Já o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), prometeu protocolar um texto próprio. Mas tem adiado a apresentação do projeto.

Diante do cenário, uma das apostas da oposição para fazer o governo sangrar é investir na CPMI do INSS. As prisões de suspeitos nesta sexta (12) foram comemoradas por aliados de Bolsonaro.

Apesar do momento duro no Congresso, o governo vê resultados positivos na popularidade. Pela segunda vez consecutiva, a aprovação da administração de Lula subiu, atingindo 33% – no maior índice do ano. Segundo a pesquisa do Datafolha mais recente, 38% reprovam o governo e 28% acham o trabalho regular.

A melhora vem na esteira de uma queda no preço dos alimentos, que recuaram quase 1% em três meses; do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro; e das intromissões de Donald Trump em questões nacionais.

 

You Might Also Like

Nissan Sentra 2026: imagens reveladas adiantam visual arrojado 

Análise: Otan demonstra fragilidade após ataques russos na Polônia 

Dia da cachaça: bebida teve alta de 200% em vendas nos últimos 20 meses 

Rejuvenescimento íntimo feminino: avanços da ciência em estética e saúde 

Análise: “Talvez já estejamos vivendo uma 3ª Guerra Mundial” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Não procede rumor sobre compra da Petrópolis, diz Joesley ao CNN Money 

21 de janeiro de 2025
SES-DF adota método com bactéria que ajuda a combater vírus da dengue
Infração gravíssima: saiba detalhes sobre valores de pagamento da multa que pode chegar a mais de R$ 17 mil
Vídeo: armados, bandidos rendem casal e roubam carro da família no DF
“Estou pagando para ver”, diz Zambelli à CNN sobre prisão na Itália 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?