Nova geração do sedã tem design inspirado nos elétricos e mais tecnologia
Este conteúdo foi originalmente publicado em Grande aposta da marca, novo Audi A5 é confirmado para o Brasil no site CNN Brasil. Auto, Audi CNN Brasil
A Audi do Brasil confirmou oficialmente nesta terça-feira o lançamento do novo Audi A5 no país. O sedã médio é um dos mais importantes produtos da empresa, pois representa uma nova geração de um dos seus carros mais tradicionais e bem sucedidos. O Audi A5 chega ainda neste ano nas concessionárias da marca.
O sedã-médio é nova geração do A4, que acabou mudando por conta de uma nova nomenclatura da Audi, que já foi abolida. Isso porque a marca das quatro argolas havia decidido que todos os produtos com números pares seriam 100% elétricos e os ímpares, combustão ou híbrido. Dessa forma, o A4 virou A5. A proposta não vingou e a Audi já anunciou que vai retornar ao padrão antigo, mas o A5 permanecerá com tal nome.
Com opções de carroceria sedã e perua Avant, o novo A5 tem visual atualizado e dimensões ampliadas. São 4,82 m de comprimento (6,7 cm a mais que o antecessor), 1,76 m de largura (+1,3 cm), altura de 1,46 m (+1 cm) e entre-eixos de 2,90 m (+8 cm). A expectativa é de que o espaço interno acompanhe esse crescimento, embora o porta-malas tenha encolhido: passou de 480 para 445 litros no sedã, e de 495 para 476 litros na Avant.
O novo Audi A5 tem design que lembra os novos carros elétricos da marca, como o Q6 etron e A6 etron. A dianteira traz grade frontal maior com padrão em colmeia, faróis Matrix LED mais finos e novo para-choque. A traseira é marcada por lanternas em LED com efeito tridimensional e faixa contínua de iluminação. A tampa do porta-malas agora se abre junto ao vidro traseiro, tornando o carro um sedã com jeito de cupê.
Na parte de dentro, mais semelhanças com o Q6 e-tron: central multimídia curva de 14,5” voltada ao motorista, além de painel digital de 11,9” e, como opcional, tela de 10,9” para o passageiro. O head-up display permite visualizar funções de navegação e conectividade diretamente no para-brisa.

Entre os assistentes de condução, estão disponíveis o controle de cruzeiro adaptativo, alerta e assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma e assistente de estacionamento.
O Audi A5 poderá vir equipado com várias opções de motores, inclusive os recém-lançados PHEV. O A5 estreia a nova Plataforma Premium de Combustão (PPC) e traz motores 2.0 TSI a gasolina em versões de 150 cv (tração dianteira) e 201 cv (com tração quattro). Na configuração esportiva S5, o sedã tem sistema híbrido-leve com motor 3.0 V6 trubo de 367 cavalos.
No último mês, a Audi também apresentou as versões plug-in híbridas (PHEV), batizadas de e-hybrid. Tanto o A5 Sedan quanto o A5 Avant e-hybrid quattro estarão disponíveis com dois níveis de potência: 299 cv 367 cv. Ambas utilizam um motor 2.0 TFSI de 252 cv combinado a um propulsor elétrico de até 105 kW. Com isso, as versões mais potentes aceleram de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, enquanto as de menor potência cumprem o mesmo em 5,9 s.

As baterias de alta voltagem agora têm capacidade de 25,9 kWh (sendo 20,7 kWh úteis), o que representa um ganho de cerca de 45% em relação à geração anterior. A potência de recarga AC subiu para 11 kW, permitindo carregamento total em 2h30. A regeneração de energia nas frenagens foi aprimorada e agora pode ser ajustada manualmente por meio de borboletas no volante.
A chegada do novo Audi A5 marca uma reformulação estratégica da marca nos sedãs de olho em recuperar bom volume de vendas que o antigo A4 já representou. Com visual atualizado e mais tecnologia, produto pode corresponder aos planos para o mercado nacional.

Audi A4 sai de linha e vira A5 híbrido; nome será usado em elétrico
Este conteúdo foi originalmente publicado em Grande aposta da marca, novo Audi A5 é confirmado para o Brasil no site CNN Brasil.