By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Gravidez tardia: como evitar os principais riscos e se planejar 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Gravidez tardia: como evitar os principais riscos e se planejar 
outros

Gravidez tardia: como evitar os principais riscos e se planejar 

Última atualização: 20 de fevereiro de 2025 12:38
Published 20 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Ginecologista explica por que esse fenômeno têm acontecido cada vez e quais os desafios da decisão de ser mãe após os 35 anos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gravidez tardia: como evitar os principais riscos e se planejar no site CNN Brasil.  Saúde, Brazil Health, Fertilidade, Gravidez CNN Brasil

Contents
O que é a gravidez tardia?Quais são os desafios para quem quer engravidar após os 35 anos?Então, não é recomendada a gestação após os 35 anos?Quais são as recomendações para quem deseja adiar a gestação?

Nas últimas décadas, as configurações familiares têm mudado. As famílias já não desejam ter vários filhos, e as mulheres estão optando cada vez mais por adiar a gravidez.

Essas escolhas refletem mudanças sociais importantes, como demonstrado nas tendências demográficas, que apontam para uma redução do crescimento populacional e, consequentemente, o envelhecimento da população.

A decisão de adiar a maternidade tem algumas razões. No contexto profissional, muitas optam por se dedicar à carreira e buscar estabilidade financeira antes de formar uma família. O empoderamento feminino tem levado ao acesso e à aceitação de métodos contraceptivos eficazes e modernos, e os avanços das técnicas de reprodução assistida corroboram essa maior liberdade de decisão, permitindo que as mulheres tenham autonomia para planejar o momento de gestar.

Além das escolhas profissionais e financeiras, surge também a preocupação em estar emocionalmente preparada para assumir a responsabilidade de criar um filho.

Os avanços nas técnicas de congelamento de óvulos apoiam essa decisão, mas é preciso planejamento e alguns cuidados, pois a gestação tardia implica riscos aumentados para a mãe e o bebê.

O que é a gravidez tardia?

A gravidez é considerada tardia, do ponto de vista médico, quando ocorre após os 35 anos de idade. Essa definição está associada a riscos comprovados de complicações obstétricas, o que exige maior cuidado e atenção às gestantes.

Quais são os desafios para quem quer engravidar após os 35 anos?

O primeiro ponto a ser destacado é a redução das chances de gravidez após os 35 anos. Esse fato ocorre porque a fertilidade feminina já começa a declinar a partir dos 30 anos.

A reserva ovariana, ou seja, a quantidade de óvulos disponíveis para a fertilização e gravidez, diminui com a idade, dificultando a concepção natural. Dados científicos alertam que há uma redução ainda mais significativa após os 35 anos.

A qualidade dos óvulos também diminui, pois eles são células que têm a mesma idade da mulher e, como qualquer célula, envelhecem, perdem função e podem sofrer alterações genéticas com o tempo. Isso reduz as chances de fertilização e formação de um embrião saudável. Além de causar infertilidade, aumenta a probabilidade de gerar bebês com síndromes genéticas, como a Síndrome de Down, por exemplo, ou ainda pode levar a abortamentos espontâneos.

Outro ponto de alerta é o aumento comprovado das complicações obstétricas. A gravidez tardia é considerada uma gestação de alto risco, pois, muitas vezes, está associada ao desenvolvimento de diabetes ou hipertensão durante a gestação, além de complicações como pré-eclâmpsia e trabalho de parto prematuro.

Por esses motivos, mulheres que engravidam mais tardiamente devem ser acompanhadas em um pré-natal especializado em alto risco, com consultas mais frequentes, exames específicos e, muitas vezes, o uso de medicamentos indicados pelo médico para reduzir os riscos e as complicações.

Então, não é recomendada a gestação após os 35 anos?

Todos esses desafios geram dúvidas e inseguranças, que podem desestimular uma mulher a engravidar mais tarde. Porém, a informação é fundamental, pois, com planejamento e bom acompanhamento médico, é possível e seguro engravidar tardiamente.

Quais são as recomendações para quem deseja adiar a gestação?

A recomendação mais importante é o planejamento. Hoje, é possível e indicado iniciar o planejamento reprodutivo muitos anos antes da gravidez.

Trata-se de pensar no futuro desde cedo e realizar um acompanhamento médico e nutricional adequado para estar preparada para o momento da gestação. A rotina de consultas médicas periódicas pode evitar ou tratar precocemente doenças ginecológicas que comprometeriam o sistema reprodutivo.

A adoção de um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos e a não utilização de álcool, drogas e tabaco, evita o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, dislipidemias e obesidade, que podem comprometer a segurança da gestação futura.

Pensar sobre quando seria o momento ideal para a gravidez, avaliar emocionalmente a escolha e discutir e esclarecer dúvidas com o médico sobre riscos e recursos necessários para uma gestação mais segura são etapas fundamentais nesse planejamento.

Em relação à redução da fertilidade, que ocorre de forma natural, é possível preservá-la por meio do congelamento de óvulos, permitindo que essas células não envelheçam e possam ser utilizadas na fertilização in vitro, até mesmo quando a mulher já estiver na menopausa.

A informação e o planejamento permitem que a mulher possa equilibrar suas escolhas pessoais com a saúde materno-infantil, garantindo segurança na gestação tardia.

*Artigo escrito pela ginecologista Profa. Dra. Fabia Vilarino – (CRM 105.234 RQE: 72263/722631/722632), especialista em Reprodução Humana e Cirurgia Ginecológica Endoscópica

Estudo revela como a gravidez pode mudar o cérebro

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gravidez tardia: como evitar os principais riscos e se planejar no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Na Sombra do Poder: Árabe Kamikase

Quais os SUVs mais vendidos no 1º semestre de 2025? Confira lista 

Código Florestal: o Brasil diante da encruzilhada entre retrocesso e liderança climática

Pessoas em situação de rua passam a ser prioridade para ingressar no Bolsa Família

Quanto vale aquilo que não deveria ter valor?

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Falsa igreja usada pelo tráfico no Complexo de Israel é demolida 

10 de junho de 2025
Defesa de Augusto Melo comenta afastamento no Corinthians e próximos passos 
Veja quem são os irmãos que esconderam corpo de pai apodrecido em casa
Daisy Edgar-Jones sobre trabalhar com os “namorados da internet”: “Sortuda” 
Operação contra Comando Vermelho e PCC bloqueou R$ 6 bilhões 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?