O Zoológico de Brasília ficará fechado por mais tempo após suspeita de uma nova infecção por gripe aviária ser identificada. Desta vez, um emu apresentou sintomas compatíveis com a doença e precisou ser sacrificado. Nesta quinta-feira (12/6), amostras da ave foram encaminhadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Até o resultado dos exames, o Zoo permanecerá fechado.
O emu é uma ave de origem australiana. De acordo com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), o animal apresentou sintomas neurológicos e piora no quadro clínico. Assim, as equipes da pasta optaram por realizar a eutanásia nele.
Leia também
-
Zoo de Brasília tem nova suspeita de gripe aviária; ave é sacrificada
-
Gripe aviária: estações do metrô e escolas pedem inspeção sanitária
Esse é o segundo caso suspeito de gripe aviária no DF este ano. O primeiro caso foi em um irerê — uma espécie de pato — que não fazia parte do plantel do Zoo, mas foi encontrado sem vida dentro do local.
Até o momento, não foram observadas alterações comportamentais ou clínicas em outras aves e animais do zoológico. No entanto, segundo a Seagri, a manutenção da interdição é “essencial para garantir o controle epidemiológico e a segurança sanitária da fauna local”.
Entenda o que é a gripe aviária
- Também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, no entanto, com um baixo risco.
- Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.
- Todas as suspeitas de gripe aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
Hugo Barreto/Metrópoles2 de 7
Zoológico de Brasília está fechado para visitantes
Isabella Wagner/Metrópoles3 de 7
Caso confirmado de gripe aviária faz Zoo de Brasília fechar
Isabella Wagner/Metrópoles4 de 7
Zoológico de Brasília segue fechado após confirmação da morto de irerê por gripe aviária
Isabella Wagner/Metrópoles5 de 7
Funcionários passam a usar máscaras após suspeita de gripe aviária no Zoo de Brasília
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 7
Zoológico de Brasília é fechado por suspeita de casos de gripe aviária
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo7 de 7
DF confirmou primeiro caso de gripe aviária após ave ser encontrada morta no Zoológico de Brasília
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo