Na era do TikTok, o TNX procura autencidade na forma que se expressa musicalmente
Este conteúdo foi originalmente publicado em Grupo de k-pop TNX sobre trends: “Não criamos música para viralizar” no site CNN Brasil. Entretenimento, #CNNPop, K-pop, K-Tudo CNN CNN Brasil
Em entrevista à CNN, o grupo de k-pop TNX, formado por TAE HUN, HYUN SOO, JUN HYEOK, SUNG JUN e HWI deu detalhes sobre o processo de criação do mais recente mini-álbum, “For Real?”, lançado em 26 de abril.
Em um mercado cada vez mais influenciado por plataformas como TikTok, os integrantes deixaram claro que a busca pela autenticidade vem antes de qualquer tendência digital.
Faz quase três anos que o TNX estreou no mundo da música, em maio de 2022, como o primeiro grupo de k-pop formado pela P Nation, agência fundada por ninguém menos que PSY, astro de “Oppa Gangnam Style”.
Os membros foram escolhidos através do reality show “Loud”, exibido em 2021, após vencerem provas de canto e dança.
Confira a entrevista:
Desafios do novo lançamento
Houve o lançamento do single digital “Fuego” em 2024, mas o último mini-álbum do grupo foi “BOYHOOD”, lançado em 2022. Segundo TAE HUN, foi um intervalo de tempo muito importante para eles.
“Esse período pode parecer longo, mas passamos por dias bem intensos, sem muita folga. Nos esforçamos muito para voltar com a melhor versão de nós mesmos”, declarou.
Os integrantes participaram diretamente da composição e da letra das faixas do projeto.
SUNG JUN disse que foi uma experiência completamente diferente das anteriores e que se esforçaram muito para fazer o melhor.
“Quando ouvimos a música finalizada, foi um momento indescritível, muito emocionante. Foi como ver uma planta que você regou desde o broto finalmente florescer”, comparou.
Mas, claro, há desafios na hora da gravação e JUN HYEOK diz que, definitivamente, foi a canção “At the moment”.
“Exigiu um controle muito preciso da emoção e da sensação transmitida”, relatou. “Dedicamos muita energia para capturar isso da melhor forma. Acho que fizemos várias tomadas até ficarmos satisfeitos. Foi uma gravação demorada e bastante exaustiva”.
Música na era TikTok
Em uma era em que trends digitais ditam parte do sucesso musical, o TNX mantém a postura de que a arte vem primeiro.
HWI foi enfático ao dizer que, mesmo percebendo a mudança na forma que as pessoas consomem música, isso não mudou a forma que eles compõem.
“Não criamos pensando em viralizar no TikTok ou no algoritmo. Em vez disso, trabalhamos até que a música soe bem para nós”, garante.
Vida doméstica
Você sabia que a maioria dos grupos de k-pop divide um dormitório pelo menos nos primeiros anos de carreira? É o caso do TNX.
Segundo HYUN SOO, eles já convivem há tanto tempo que nem é mais desconfortável. Quanto ao melhor cozinheiro, elege HWI.
Os “carros-chefes” dele na cozinha são comidas coreanas tradicionais, como ensopado de kimchi e arroz frito de kimchi.
E SUNG JUN assegura que não há muito diferença nas personalidades dos membros que os fãs veem na frente das câmeras e por trás. No máximo, ele vê uma mudança em si mesmo.
“Na frente das câmeras, eu falo de forma mais animada para me comunicar melhor. Fora das câmeras, minha voz é um pouco mais baixa e relaxada”, confidencia.
TNX x Superstições brasileiras
Na entrevista, a CNN também desafiou os membros do TNX a adivinharem as superstições e tradições da cultura brasileira. Confira:
Este conteúdo foi originalmente publicado em Grupo de k-pop TNX sobre trends: “Não criamos música para viralizar” no site CNN Brasil.