By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Guerra comercial afetará crescimento do Canadá, México e dos EUA, diz OCDE 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Guerra comercial afetará crescimento do Canadá, México e dos EUA, diz OCDE 
outros

Guerra comercial afetará crescimento do Canadá, México e dos EUA, diz OCDE 

Última atualização: 17 de março de 2025 09:31
Published 17 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O crescimento global está em vias de desacelerar ligeiramente, passando de 3,2% em 2024 para 3,1% em 2025 e 3,0% em 2026, informou a organização
Este conteúdo foi originalmente publicado em Guerra comercial afetará crescimento do Canadá, México e dos EUA, diz OCDE no site CNN Brasil.  Macroeconomia, Canadá, CNN Brasil Money, EUA, México, OCDE, tarifas Trump CNN Brasil

Contents
Leia MaisTrump diz que não haverá isenções nas tarifas de aço e alumínio dos EUADemissões de Trump podem acelerar recessão econômica nos EUABrasil entra na mira de empresas americanas em pedidos à Casa Branca

Os aumentos de tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reduzirão o crescimento no Canadá, no México e nos EUA e, ao mesmo tempo, aumentarão a inflação, previu a OCDE nesta segunda-feira (17), reduzindo sua perspectiva econômica global e alertando que uma guerra comercial mais ampla prejudicará ainda mais o crescimento.

No caso de um choque comercial generalizado, não apenas as famílias norte-americanas pagarão um alto preço direto, mas a provável desaceleração econômica custará aos Estados Unidos mais do que a renda extra que as tarifas deveriam gerar, estimou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico em relatório.

O crescimento global está em vias de desacelerar ligeiramente, passando de 3,2% em 2024 para 3,1% em 2025 e 3,0% em 2026, informou a OCDE, reduzindo suas projeções de 3,3% para este ano e para o próximo em sua perspectiva econômica anterior, publicada em dezembro.

Leia Mais

  • Trump diz que não haverá isenções nas tarifas de aço e alumínio dos EUA

    Trump diz que não haverá isenções nas tarifas de aço e alumínio dos EUA

  • Demissões de Trump podem acelerar recessão econômica nos EUA

    Demissões de Trump podem acelerar recessão econômica nos EUA

  • Brasil entra na mira de empresas americanas em pedidos à Casa Branca

    Brasil entra na mira de empresas americanas em pedidos à Casa Branca

No entanto, o cenário global mascara as divergências entre as principais economias, com a resiliência de alguns grandes mercados emergentes, como a China, ajudando a compensar uma desaceleração acentuada na América do Norte.

A proliferação de aumentos de tarifas pesará sobre o investimento empresarial global e aumentará a inflação, deixando os bancos centrais com pouca escolha a não ser manter as taxas de juros mais altas por mais tempo do que o esperado anteriormente, disse a OCDE.

A organização atualizou suas previsões supondo que as tarifas entre os Estados Unidos e seus vizinhos sejam aumentadas em mais 25 pontos percentuais em quase todas as importações de mercadorias a partir de abril.

Como resultado, a estimativa para o crescimento econômico dos EUA é de desaceleração este ano para 2,2% antes de perder ainda mais força em 2026 para apenas 1,6%, disse a OCDE, cortando suas previsões de 2,4% e 2,1% anteriormente.

No entanto, a economia mexicana será a mais atingida pelos aumentos tarifários, contraindo 1,3% este ano e recuando 0,6% no próximo ano, em vez de crescer 1,2% e 1,6% como esperado anteriormente.

A taxa de crescimento do Canadá diminuirá para 0,7% neste ano e no próximo, bem abaixo dos 2% previstos anteriormente para ambos os anos.

O Brasil também deve sentir o impacto das tarifas mais altas sobre aço e alumínio segundo a OCDE, bem como do aperto da política monetária, passando a crescer 2,1% e 1,4% em 2025 e 2026 respectivamente, reduções de 0,2 e 0,5 ponto percentual ante a projeção anterior.

Com menos exposição direta à guerra comercial por enquanto, a economia da zona do euro deve ganhar impulso este ano, com crescimento de 1,0% e chegando a 1,2% em 2026, embora isso tenha ficado abaixo das previsões anteriores de 1,3% e 1,5%, respectivamente.

Um apoio mais forte do governo ao crescimento chinês ajudará a compensar o impacto das tarifas mais altas na segunda maior economia do mundo, disse a OCDE, prevendo um crescimento de 4,8% em 2025 – contra 4,7% anteriormente – antes de desacelerar para 4,4% em 2026 – sem alterações em relação à estimativa anterior.

No entanto, a OCDE afirmou que a perspectiva global será muito pior se Washington intensificar a guerra comercial, aumentando as tarifas sobre todas as importações que não sejam de commodities, e seus parceiros comerciais fizerem o mesmo.

A OCDE estimou que um aumento permanente de 10 pontos percentuais nas tarifas bilaterais reduzirá em cerca de 0,3 ponto percentual o crescimento global no segundo e terceiro anos do choque, enquanto a inflação global será, em média, 0,4 ponto percentual mais alta nos três primeiros anos.

O custo financeiro do impacto econômico das tarifas também compensaria qualquer renda extra que elas gerassem para os cofres públicos, o que significa que elas seriam insuficientes para pagar a redução de outros impostos, conforme planejado pelo governo dos EUA.

Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Guerra comercial afetará crescimento do Canadá, México e dos EUA, diz OCDE no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Andreas Pereira comenta pênalti em LDU x Palmeiras e pede “jogo perfeito” 

“Para mim, não é pênalti”, diz Abel Ferreira sobre segundo gol da LDU 

LDU 3 x 0 Palmeiras: veja os melhores momentos pela Libertadores 

Lorena Maria detona MC Daniel após polêmica com filho: “Dou conta de tudo sozinha”

MP pede prisão de deputado por agressões a ex-esposa Cintia Chagas

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Dalai Lama deve compartilhar pistas sobre próximo na linhagem nesta semana 

30 de junho de 2025
Primeira-dama de cidade baiana acusa ex-prefeita de traição no meio da rua; veja vídeo
Vasco anuncia demissão de Fábio Carille 
Mãe diz que professora segurou pulso do filho antes de ser mordida
Cão é resgatado com infecção, anemia e dificuldades de locomoção no Ceará 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?