By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Guerra em Gaza: veja ações que levaram a nova escala do conflito 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Guerra em Gaza: veja ações que levaram a nova escala do conflito 
outros

Guerra em Gaza: veja ações que levaram a nova escala do conflito 

Última atualização: 9 de agosto de 2025 17:00
Published 9 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Gabinete de segurança de Israel aceitou proposta do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nesta sexta-feira (8) após quase 10 horas de votação  Internacional, Cessar-fogo, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Israel, Oriente Médio CNN Brasil

Contents
21 de julho22 de julho23 de julho24 de julhoLeia MaisTomada de Gaza: Quem é o chefe do Exército de Israel contrário à operaçãoONU diz que tomada da Cidade de Gaza por Israel deve ser “interrompida”Israel planeja esvaziar Cidade de Gaza até 7 de outubro, diz fonte25 de julho27 de julho31 de julho4 de agosto8 de agosto

No final de junho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou acreditar que um cessar-fogo em Gaza seria estabelecido “em duas semana”. Cerca de um mês depois, no final de julho, Israel e Hamas ainda não tinham um acordo definido.

O limbo causado entre as conversas aconteceu pela retirada repentina dos EUA das negociações, com o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, afirmando que o país “consideraria opções alternativas para trazer os reféns de volta.”

Desde então, autoridades de ambos os lados se manifestaram sobre a situação das negociações e do aumento da crise humanitária no território palestino, incluindo a aprovação de um plano para ocupar a Cidade de Gaza pelo gabinete de segurança de Israel nesta sexta-feira (8).

Entenda a ordem dos eventos que levaram até essa decisão:

21 de julho

Uma fonte israelense disse à CNN que as negociações estavam progredindo “lentamente”, mas os principais obstáculos haviam sido resolvidos, acrescentando que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu estava sob pressão dos EUA para chegar a um acordo.

Duas outras fontes disseram que os EUA comunicaram ao Hamas que estão perdendo a paciência. O Hamas afirmou estar se esforçando para chegar a um acordo.

22 de julho

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse à porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, que estava “muito otimista” quanto à possibilidade de um cessar-fogo. Bruce disse à CNN que Witkoff viajaria ao Catar no final da semana para discussões, caso as negociações atingissem um estágio avançado.

23 de julho

Uma fonte egípcia disse à CNN que o Hamas havia apresentado uma resposta, mas ela não atendeu às expectativas dos mediadores. Outra fonte disse que o Hamas foi instruído a reenviar sua resposta, expressando pessimismo em relação a uma trégua. O grupo palestino posteriormente afirmou ter apresentado uma contraproposta.

24 de julho

Várias autoridades familiarizadas com as negociações disseram à CNN que havia um otimismo crescente em relação ao acordo após o Hamas apresentar sua contraproposta.

Mais tarde, porém, Israel anunciou que estava convocando negociadores do Catar. Os EUA seguiram o exemplo, com Witkoff afirmando que Washington “consideraria opções alternativas”.

Leia Mais

  • Tomada de Gaza: Quem é o chefe do Exército de Israel contrário à operação

    Tomada de Gaza: Quem é o chefe do Exército de Israel contrário à operação

  • ONU diz que tomada da Cidade de Gaza por Israel deve ser "interrompida"

    ONU diz que tomada da Cidade de Gaza por Israel deve ser “interrompida”

  • Israel planeja esvaziar Cidade de Gaza até 7 de outubro, diz fonte

    Israel planeja esvaziar Cidade de Gaza até 7 de outubro, diz fonte

 

25 de julho

Netanyahu disse que Witkoff “acertou” e que Israel também está “considerando opções alternativas”. Uma fonte com conhecimento direto das negociações disse à CNN que a retirada dos EUA foi “um terremoto”.

Um alto funcionário israelense, no entanto, disse à CNN que as negociações “não fracassaram” e que ainda há uma oportunidade para as negociações serem retomadas se o Hamas revisar sua exigência de número de prisioneiros a serem libertados.

27 de julho

Trump culpou o Hamas pelo fracasso nas negociações de cessar-fogo, afirmando que o grupo militante não quer devolver seus prisioneiros restantes porque, nesse caso, “seria o fim” da existência do grupo.

Enquanto isso, o Hamas disse que a crise de fome em Gaza significava que “não havia sentido em continuar as negociações” nas condições atuais.

31 de julho

O Hamas interrompeu discussões sobre o cessar-fogo e as negociações para a libertação de reféns, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto à CNN.

Além disso, o grupo afirmou estar comprometido com as negociações, mas que a situação humanitária no território precisa melhorar para que o grupo retome o diálogo. Uma autoridade israelense de alto escalão afirmou que Israel e os Estados Unidos estão formando um novo entendimento sobre Gaza.

4 de agosto

Uma autoridade israelense afirmou que Netanyahu estava “pressionando pela libertação dos reféns por meio da derrota militar (do Hamas)”, acusando o grupo de se recusar a se envolver em negociações significativas.

8 de agosto

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (8), o gabinete de segurança israelense aprovou um plano para ocupar a Cidade de Gaza, informou o gabinete do Primeiro-Ministro.

Enquanto o gabinete votava, protestos em massa aconteciam em Israel devido ao temor de que a decisão de expandir as operações militares colocasse os reféns em perigo, e a crescente pressão internacional sobre Israel para encerrar o conflito e permitir a entrada de mais alimentos no território, à medida que a fome se espalhava.

 

You Might Also Like

Globo de Ouro: veja reações dos atores que perderam para Wagner Moura 

Globo de Ouro: web celebra vitórias de “O Agente Secreto” e de Wagner Moura 

Wagner Moura faz história e se torna primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro como Melhor Ator de Drama

“O Agente Secreto” perde prêmio de Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro 

Globo de Ouro: veja discurso de Wagner Moura ao ganhar como Melhor Ator 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Jerônimo diz que prefeito baiano do União Brasil pode deixar o partido para se aliar ao governo; veja

26 de março de 2025
Bahia anuncia maior venda da história do clube para o futebol saudita 
Golpista é preso por fraudes com falsos consertos de eletrodomésticos
Ex-mulher de homem-bomba morre após duas semanas internada 
Wesley Safadão celebra contratação de Silvânia Aquino e Berg; confira
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?