Picape média e SUV de 7 lugares terão motor turbodiesel com produção no interior de São Paulo Auto, Carros, GWM, picape CNN Brasil
A GWM já tem o próximo lançamento para o mercado brasileiro: a picape Poer P30 será produzida a partir de agosto de 2025, na unidade de Iracemápolis (SP). Após muito ensaio, a montadora chinesa vai entrar no segmento utilizando a estratégia que dá certo por aqui: motor diesel. E a Poer P30 não chega sozinha. já que o SUV Haval H9 também desembarca em breve.
A Great Wall Motors (GWM) Brasil prevê fabricar os dois modelos no interior paulista através do regime de montagem chamado CKD — com peças importadas da China — complementadas por componentes nacionalizados, como pneus, bateria de 12V e o processo de pintura da carroceria. A dupla foi um dos destaques do Festival Interlagos Carros 2025, realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
A GWM Poer P30 adota um porte maior que as líderes do mercado, algo também adotado pelas conterrâneas BYD Shark e JAC Hunter. O modelo tem 5,42 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,89 m de altura e 3,25 m de entre-eixos. A título de comparação, a líder das médias, Toyota Hilux, tem 5,32 m de comprimento e 3,10 m de entre-eixos. A caçamba da picape da GWM oferece 1.135 litros de capacidade, acima dos 1.000 litros que é padrão no segmento.

Nada de elétrico ou híbrido: ao contrário da BYD, a GWM vai utilizar o motor preferido pelo consumidor desse tipo de produto. A Poer adotará no Brasil o motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros e 16 válvulas, compartilhado com o Haval H9. O lançamento dos dois produtos integra a estratégia da GWM de ampliar sua presença no país com veículos de motorização a combustão, já que até então tinha linha 100% eletrificada.
Os dados técnicos de consumo e desempenho serão revelados oficialmente num segundo momento. Em países em que esse motor já é oferecido, a Poer tem 184 cv e torque na faixa de 480 Nm. A transmissão será automática de nove marchas, desenvolvida pela própria GWM, e o sistema de tração 4×4 contará com opção de reduzida. A picape também adota construção tradicional com chassi separado da carroceria.

No exterior, o consumo registrado é de 9,7 km/l em percurso urbano e 12,9 km/l em rodoviário, segundo dados obtidos no Chile. Contudo, os números no Brasil poderão ser inferiores devido à composição da gasolina, com maior proporção de etanol.
Haval H9
O Haval H9 é um SUV de sete lugares posicionado para disputar espaço no segmento de utilitários esportivos médios e grandes. O modelo chinês buscará rivalizar com Toyota SW4, além do Caoa Chery Tiggo 8. Com 4,95 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 1,93 metro de altura, o SUV se destaca pela cabine espaçosa, capaz de acomodar sete adultos de forma confortável, diferente de configurações 5+2 comuns na categoria.
Entre os equipamentos de série, o modelo traz faróis em LED, bancos revestidos em couro com climatização, central multimídia de 14,6 polegadas e câmera 360 graus.
Na parte de segurança, o Haval H9 conta com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e sistemas de condução semiautônoma Nível 2+. A lista inclui ainda controle remoto de funções via aplicativo, carregador de celular por indução e recursos de conectividade avançada.

Gasolina tem validade? Veja como evitar prejuízos com carro parado