QUATRO RODAS foi até o deserto de Tengger, no extremo norte da China, para ter uma experiência fora de estrada com alguns modelos da GWM e também para participar do ALXA Festival, um dos maiores eventos off-road do mundo, realizado por lá, graças às propriedades naturais de terreno com areia e montanhas.
Tivemos a oportunidade de conhecer a Poer P500, uma versão mais luxuosa da versão P30 (que está à venda no Brasil desde setembro) e com motorização híbrida plug-in, que combina o motor 2.0 turbo com um elétrico.
A potência combinada é de 347 cv e o torque chega a 66 kgfm. Essa motorização é a esperada para chegar ao Brasil, porém não há confirmação oficial da GWM. Em outros mercados como Chile e África também há opção do motor 2.4 turbo de 184 cv, o mesmo que equipa a Poer P30. Ambas as motorizações são combinadas com a transmissão automática de 9 velocidades.
Não tivemos a oportunidade de dirigir a picape, mas pudemos conhecer e constatar que a P500 além de maior que a P30 é mais luxuosa. O porte impressiona, afinal são 12 cm extras de entre-eixos e 3 cm a mais no comprimento, chegando a 5,44 metros.
Outro ponto que contribui para a sensação de robustez é o fato das portas traseiras não terem moldura e continuarem até o recorte da caçamba. Um recurso de design que traz sofisticação e permitiu até ‘esconder’ um porta objetos na coluna C – que você pode conferir no vídeo.
O design também é diferenciado tanto na dianteira quanto na traseira. O conjunto óptico é maior e mais quadrado que a Poer P30 e o desenho interno dos faróis é mais sofisticado com direito até a inscrição ‘Poer’ dentro da peça.
O estilo da frente é completado por uma grade mais avantajada com o logo da marca em preto – bem diferente do estilo seguido pela P30 com o símbolo cromado. Tendo como exemplo a tropicalização que foi realizada pela GWM nos Haval H6 não seria uma surpresa se a marca adotasse esse visual mais sóbrio para a Poer P500.
As lanternas seguem o mesmo desenho da P30, mas são mais avantajadas por serem em alto relevo, também contribuindo para o requinte. A tampa da caçamba é completamente nova com o logo bem ao centro, também em preto, com um botão estilizado que serve para abrir eletricamente a tampa. Inclusive ela tem amortecedores que auxiliam no alívio do peso e em alguns mercado pode ser tanto bipartida quanto inteiriça como é o caso da versão do vídeo.

E é no interior que fica evidente que se trata de uma versão mais luxuosa. Em especial pelo quadro de instrumento que na P500 tem 12,3” e é embutido no painel – diferente da picape que temos no Brasil que tem painel com 10,3” com estilo flutuante. Por sua vez a central multimídia tem o mesmo tamanho avantajado com 14,6” com operação intuitiva e touch responsivo.
O acabamento também é digno de nota graças aos apliques plásticos que querem imitar madeira e ao revestimento em vinil e material macio ao toque na parte superior do painel e nas portas. Console central além de mais largo e mais sofisticado é mais alto – o que confere uma posição de cockpit para o condutor, mais uma vez contribuindo para o luxo dentro da cabine.
Não há confirmação oficial sobre a chegada da Poer P500 para o Brasil, mas fontes ligadas a marcas garantem que ela virá com a motorização híbrida plug-in e chega ainda em 2026.
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A questão é que ela rivaliza com a BYD Shark, também híbrida plug-in, e que definitivamente não caiu no gosto do brasileiro ao vender pouca mais de 700 unidades no acumulado do ano de 2025. Resta saber se o preço poderia incentivar as vendas da Poer P500, que inclusive pode adotar o nome Sahar ao invés de P500. Será que é um nome de sucesso?