Em entrevista à CNN, ministro da Fazenda disse que o país precisa estar unido para negociações com os Estados Unidos Política, Donald Trump, Estados Unidos, Fernando Haddad, tarifaço de Trump CNN Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou nesta terça-feira (29) a atuação de governadores — sem citar nomes — que estariam enfraquecendo a diplomacia brasileira e o interesse nacional na relação com os Estados Unidos sobre o anúncio da tarifa de 50%.
“Eu vejo alguns governadores com comportamentos incompatíveis com seu cargo. O governador não pode estar concorrendo contra o interesse nacional, enfraquecendo a diplomacia brasileira, como alguns estão fazendo”, pontuou Haddad em entrevista ao CNN 360º.
“Quando o outro player vê que tem gente no Brasil concorrendo contra os interesses nacionais, fica mais difícil negociar”, prosseguiu.
Segundo o ministro, a união nacional é importante para a negociação e para o resultado final, se houver algum acordo.
Na entrevista, Fernando Haddad disse que a equipe econômica tem um plano de contingência contra o tarifaço sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos. A previsão é que a taxa comece já nesta sexta-feira (1º).
Segundo o ministro, o pacote inclui propostas de curto, médio e longo prazo. Entre as medidas, há como alternativa a reformulação de programas de exportação direcionados a pequenas, médias e grandes empresas.