Audiência de conciliação no STF sobre o impasse entre o governo federal e o Congresso envolvendo IOF acabou sem acordo Macroeconomia, Alexandre de Moraes, CNN Brasil Money, Fernando Haddad, IOF, STF CNN Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (15) acreditar que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o decreto que aumentou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) deve sair ainda nesta semana.
‘Acredito ser uma solução rápida. Tem a questão do risco sacado, que acho vai ser resolvida rapidamente pelo ministro Alexandre. Ele está bem apropriado da situação. Tenho a impressão que a decisão sairá rápido. Espero que essa semana”, disse Haddad.
O principal ponto de debate, como indica o ministro, é a tributação do risco sacado, uma modalidade de empréstimo utilizada por empresários para pagamento de fornecedores.
A CNN apurou que agora o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, já prepara decisão judicial sobre a questão.
A reunião ocorreu na sala de audiência do STF e durou pouco mais de uma hora. No encontro, participaram o advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, e a equipe jurídica da Câmara e do Senado, além de representantes do Ministério da Fazenda e dos partidos que ingressam com ações no Supremo, PL e PSOL.
Segundo a ata da audiência, Moraes ressaltou a importância do diálogo e que era necessária a concessão recíproca entre o governo e o Parlamento.
Na última versão, o governo esperava arrecadar cerca de R$ 12 bilhões em 2025 com o decreto que aumentou o IOF.
O que muda com consignado para CLT e motoristas e entregadores de app?