Linhas de crédito com recursos equalizados do Plano Safra 24/25 foram suspensas devido à não aprovação do Orçamento
Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad irá recorrer ao TCU para liberar crédito do Plano Safra no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNN Brasil Money, Fernando Haddad, Plano Safra, Tribunal de Contas da União (TCU) CNN Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai encaminhar um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) em busca de respaldo técnico e legal para a imediata retomada das linhas de crédito com recursos equalizados do Plano Safra 24/25.
As linhas foram suspensas pelo Tesouro Nacional devido à não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. O Ministério da Fazenda informou que o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), destinado aos pequenos agricultores, segue operando.
A previsão do relator do Orçamento, senador Ângelo Coronel, é de que o LOA seja votado após o Carnaval, em março.
A peça orçamentária deveria ter sido aprovada em 2024, mas a votação foi adiada diante do atraso na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025 e da votação sobre corte de gastos na reta final de 2024.
Nos últimos 20 anos, a Lei Orçamentária não foi votada dentro do prazo em três ocasiões: 2013, 2015 e 2021. Em todos os casos, o relatório foi enviado antes da renovação da CMO. Em 2025, está prevista para 25 de março.
Com vetos da tributária, exportação de cigarros e bebidas será taxada
Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad irá recorrer ao TCU para liberar crédito do Plano Safra no site CNN Brasil.