Mediadores do Egito e Catar intensificaram os esforços pelo fim do conflito nas últimas semanas Internacional, Cessar-fogo, Conflito Oriente Médio, Faixa de Gaza, Hamas, Israel CNN Brasil
O grupo palestino Hamas informou a mediadores que aprova a última proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza, informou uma autoridade do grupo à agência de notícias Reuters nesta segunda-feira (18).
A fonte não forneceu mais detalhes.
Mediadores do Egito e Catar intensificaram os esforços pelo cessar-fogo nas últimas semanas, após Israel anunciar um plano para tomar a Faixa de Gaza, uma fonte familiarizada com as negociações com os militantes do Hamas no Cairo disse que poderia ser “a última tentativa”.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, descreveu a Cidade de Gaza como o último grande bastião urbano do Hamas.
Porém, como Israel já detém 75% de Gaza, os militares alertaram que a expansão da ofensiva poderia colocar em risco os reféns ainda vivos e levar as tropas a uma prolongada e mortal guerra de guerrilha.
Um porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários expressou preocupação com os planos de Israel de realocar pessoas para o sul de Gaza, afirmando que isso só aumentaria o sofrimento.
A ONU alertou na quinta-feira (14) que milhares de famílias, já vivendo em condições humanitárias terríveis, podem ser levadas ao limite se o plano para a Cidade de Gaza avançar.
Autoridades palestinas e da ONU afirmaram que nenhum lugar no território palestino é seguro, incluindo as áreas do sul de Gaza para onde Israel tem ordenado a mudança dos moradores.

