By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Hamas retoma controle em Gaza e confronta colaboradores após cessar-fogo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Hamas retoma controle em Gaza e confronta colaboradores após cessar-fogo 
outros

Hamas retoma controle em Gaza e confronta colaboradores após cessar-fogo 

Última atualização: 12 de outubro de 2025 14:25
Published 12 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Vídeo distribuído por canais do Telegram afiliados ao Hamas no sábado mostrou um suposto colaborador sendo espancado em um local desconhecido  Internacional, Cessar-fogo, Faixa de Gaza, Gaza, Hamas, Israel CNN Brasil

Contents
Leia mais:Especialista explica como deve ser a libertação de reféns israelensesCúpula no Egito reunirá Trump, Macron, Meloni e outros líderes mundiaisPapa Leão XIV diz que cessar-fogo em Gaza deu esperança na “Terra Santa”Questões não resolvidas

O Hamas está reafirmando o controle de partes de Gaza não ocupadas pelas forças israelenses à medida que o cessar-fogo se estabelece — em meio à incerteza contínua sobre a segurança no território caso o grupo seja desarmado.

As forças de segurança interna do Hamas foram fotografadas nas ruas da Cidade de Gaza no sábado (11), e houve vários relatos de confrontos entre o grupo e clãs que se opõem a ele nos últimos dias.

“Vários colaboradores e informantes foram detidos e presos na Cidade de Gaza, depois que foi provado que eles estavam envolvidos em espionagem para o inimigo”, bem como “participaram do assassinato de vários membros da resistência”, disse a Frente Interna Palestina, um canal do Telegram afiliado ao Hamas, neste domingo (12).

“Os serviços de segurança e a resistência estão conduzindo uma campanha em larga escala em todas as áreas da Faixa de Gaza, de norte a sul, para localizar e prender colaboradores e informantes”, acrescentou.

Leia mais:

  • Especialista explica como deve ser a libertação de reféns israelenses

    Especialista explica como deve ser a libertação de reféns israelenses

  • Cúpula no Egito reunirá Trump, Macron, Meloni e outros líderes mundiais

    Cúpula no Egito reunirá Trump, Macron, Meloni e outros líderes mundiais

  • Papa Leão XIV diz que cessar-fogo em Gaza deu esperança na "Terra Santa"

    Papa Leão XIV diz que cessar-fogo em Gaza deu esperança na “Terra Santa”

Um vídeo distribuído por canais do Telegram afiliados ao Hamas no sábado mostrou um suposto colaborador sendo espancado em um local desconhecido.

Outros vídeos em redes sociais mostraram membros armados e mascarados do Hamas caminhando por um mercado de rua na Cidade de Gaza, e o Ministério do Interior, administrado pelo Hamas, compartilhou imagens de policiais com rifles e bonés de beisebol com os dizeres “polícia” na Cidade de Gaza interagindo com moradores locais.

O Hamas exerce há muito tempo um controle férreo sobre Gaza, que continuou mesmo durante a guerra. A CNN reportou que o Hamas executou e mutilou supostos saqueadores, um sinal da continuidade do poder do grupo, apesar do enfraquecimento israelense.

O Ministério do Interior controlado pelo Hamas declarou uma anistia de uma semana a partir de segunda-feira para membros de gangues criminosas “não envolvidas em derramamento de sangue ou assassinatos”.

Mas o controle do Hamas sobre Gaza tem sido desafiado por vários clãs nos últimos meses, especialmente no sul. Alguns desses grupos receberam proteção do Exército israelense.


Palestinos começam a voltar para o norte de Gaza com cessar-fogo de Israel e Hamas em vigor
Palestinos começam a voltar para o norte de Gaza com cessar-fogo de Israel e Hamas em vigor • Reprodução/Reuters

Canais de mídia social afiliados ao Hamas relataram confrontos na área de Sabra, na Cidade de Gaza, entre uma família importante e forças de segurança, durante os quais Muhammad Imad Aql, filho de um alto comandante militar do Hamas, foi morto.

Forças do Hamas cercaram o bairro da família Dughmush na noite de sexta-feira.

Fontes disseram à CNN que vários membros da família foram mortos e que um grande número de homens armados e mascarados foi mobilizado para cercar o hospital jordaniano na Cidade de Gaza.

A CNN foi informada neste domingo que os confrontos continuaram na área.

No sul de Gaza, um grupo de oposição ao Hamas conhecido como Forças Populares se recusou a depor as armas.

O grupo está envolvido na escolta de remessas de ajuda e desafiou publicamente o Hamas, que por sua vez disse que enfrentará o que chamou de gangue criminosa.

Um de seus comandantes, Hussam al-Astal, postou no Facebook no sábado: “A todos os ratos do Hamas, seus túneis foram destruídos, seus direitos não existem mais. Arrependam-se antes que seja tarde demais – não há Hamas a partir de hoje.”

“Estamos tentando ser uma alternativa ao Hamas”, disse al-Astal à rede israelense Canal 12. “Eles se comprometem com a guerra psicológica… e usarão todo o seu poder para provar que não há outra opção na Faixa de Gaza além deles.”

No entanto, acredita-se que os membros das Forças Populares tenham se realocado para trás do que é conhecido como “linha amarela”, no sul de Gaza, onde as forças israelenses ainda estão presentes.

Questões não resolvidas

Não está claro como a segurança e o policiamento funcionarão em Gaza nas próximas semanas e meses.

Israel há muito tempo exige que o Hamas se desarme, mas o grupo tem resistido.

O plano de paz de 20 pontos do presidente dos EUA, Donald Trump, publicado na semana passada, diz que “os membros do Hamas que se comprometerem com a coexistência pacífica e a desmantelar suas armas receberão anistia”.

Ele também diz que haverá um processo de desmilitarização de Gaza “sob a supervisão de monitores independentes, o que incluirá a colocação de armas permanentemente fora de uso por meio de um processo acordado de descomissionamento”.

No lugar do Hamas, de acordo com o plano de Trump, uma ISF (Força Internacional de Estabilização) será imediatamente enviada para Gaza e “treinará e fornecerá apoio às forças policiais palestinas examinadas”.

Mas detalhes críticos da força de segurança e de um mecanismo de supervisão internacional planejado ainda precisam ser elaborados além dos pontos vagos do plano inicial.

Na complexa realidade da situação atual de Gaza, tal força pode levar meses ou mais para ser estabelecida, especialmente em meio a uma crise humanitária e danos massivos a edifícios e outras infraestruturas.

“A implantação (da ISF) nos números necessários terá que ocorrer ao longo de algum tempo e será um grande desafio logístico”, de acordo com o think tank Chatham House , sediado em Londres .

“Questões de coordenação, direção e controle de um empreendimento multinacional não testado da escala necessária também serão formidáveis”, disse na semana passada.

As baixas entre a força policial de Gaza durante o conflito de dois anos contribuíram para a deterioração da segurança, com saques de ajuda se tornando comuns.

Espera-se que Jordânia e Egito assumam a liderança no treinamento e supervisão da nova força policial. Mas não está claro quando essa força começará a patrulhar as ruas de Gaza e se as forças de segurança interna do Hamas desaparecerão quando isso acontecer.

 

You Might Also Like

CNN Brasil estreia “Jornada COP”, videocast sobre agenda climática 

Avião com secretário da Defesa dos EUA faz pouso após para-brisa rachar 

Deputado quer explicações de ministro sobre empréstimo para os Correios 

Câmara de Salvador aprova projeto que autoriza desafetação imóveis do município; veja a lista completa

Projeto quer obrigar comércio do DF a disponibilizar banheiro de graça

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Redes sociais alongaram pernas da mentira, diz Haddad 

17 de janeiro de 2025
Após morte na Bahia, novo estado registra caso suspeito de intoxicação por metanol; confira
Vital Farias, compositor de ‘Ai Que Saudade D’Ocê’, morre aos 82 anos
Gigante italiano homenageia Seleção Brasileira em novo uniforme: “Clube verde e amarelo”
Davi Alcolumbre costura texto alternativo para PL da anistia no Senado
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?