Grupo disse ter emitido diretrizes para ceder agências a um comitê tecnocrático palestino, como previsto pelo plano de cessar-fogo Internacional, Faixa de Gaza, Hamas CNN Brasil
O Hamas afirmou que tem uma “decisão clara e final” de entregar a governança em Gaza sob o acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
Hazem Qassem, porta-voz do grupo, disse em vídeo gravado no domingo que o Hamas “emitiu diretrizes” para ceder o poder de suas agências governamentais a um comitê tecnocrático palestino, sob a segunda fase do plano de cessar-fogo de 20 pontos.
“Há uma decisão clara e final a esse respeito”, disse Qassem. A declaração não menciona o desarmamento do Hamas, uma exigência prevista no acordo de cessar-fogo.
Desde que o acordo entrou em vigor em outubro, o Hamas tem feito um esforço concentrado para consolidar o poder na metade de Gaza não ocupada por Israel, eliminando a resistência e reafirmando o controle.
O plano de cessar-fogo prevê que um comitê tecnocrático palestino assuma a governança de Gaza, sob a supervisão de um “Conselho de Paz” liderado pelo presidente Donald Trump, até que uma Autoridade Palestina reformada possa começar a administrar o enclave devastado.
O diretor designado do “Conselho de Paz”, Nickolay Mladenov, esteve em Jerusalém e na Cisjordânia ocupada na semana passada, reunindo-se com autoridades israelenses e palestinas. Mladenov, político e diplomata búlgaro, foi o Coordenador Especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio de 2015 a 2020.

