Um homem de 80 anos e outro de 78 não resistiram aos ferimentos do acidente no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Roraima; uma criança ficou ferida Roraima, -agencia-cnn-, Terra Indígena Yanomami, Yanomami CNN Brasil
Dois indígenas idosos morreram em um acidente de helicóptero que presta serviço ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, em Roraima, na tarde de segunda-feira (7). Uma criança de nove anos teve queimadura leve e suspeita de luxação na perna.
A aeronave decolou com três pacientes indígenas das aldeias Mokorosik e Kahusik com destino à UBSI de Parima quando precisou fazer um pouso forçado. Os dois idosos tinham 78 e 80 anos. O estado de saúde da criança que ficou ferida é estável. Ela será removida ainda hoje para o Hospital Geral de Roraima para cuidados complementares.
De acordo com o Ministério da saúde, os demais ocupantes da aeronave foram resgatados e estão bem. Segundo á nota, todos os os ocupantes serão removidos para Boa Vista. O ministério afirmou que a coordenação do DSEI Yanomami acompanha os desdobramentos do resgate e está dando apoio aos familiares.
A empresa privada Voare, que presta serviço ao Ministério da Saúde, afirmou em nota que os órgãos competentes foram acionados para realizar o resgate, mas a primeira tentativa não pôde ser concluída devido às condições meteorológicas adversas.
Segundo a Voare, as causas do acidente ainda são desconhecidas e serão objeto de apuração pelas autoridades competentes, nos termos da legislação aeronáutica vigente. A empresa se colocou à disposição para colaborar integralmente com as investigações conduzidas pelos órgãos responsáveis e afirmou que novas informações serão comunicadas.
*Sob supervisão de AR.