Aeronaves caíram separadamente em um intervalo de uma hora, todos os tripulantes foram resgatados com segurança Internacional, Estados Unidos, Helicóptero, Jatos, Mar da China Meridional CNN Brasil
Um helicóptero da Marinha dos Estados Unidos e um caça caíram separadamente no Mar da China Meridional no intervalo de uma hora durante operações de rotina conduzidas a partir do mesmo porta-aviões no domingo (26), informou a Marinha dos EUA, acrescentando que todos os tripulantes estavam seguros.
Os casos ocorreram enquanto o presidente Donald Trump visita a Ásia.
Em declarações a repórteres a bordo do Air Force One nesta segunda-feira (27), Trump disse que os acidentes foram incomuns e podem ter sido causados por “combustível de má qualidade”, acrescentando que a causa provavelmente será descoberta em breve.
A Frota do Pacífico dos EUA, em uma publicação na rede social X, afirmou: “Todos os tripulantes envolvidos estão seguros e em condições estáveis. A causa de ambos os incidentes está atualmente sob investigação.”
All personnel involved are safe and in stable condition.
The cause of both incidents is currently under investigation.
— U.S. Pacific Fleet (@USPacificFleet) October 26, 2025
A Marinha não divulgou a localização do porta-aviões USS Nimitz, de onde o helicóptero e o jato realizavam operações de rotina.
O Ministério das Relações Exteriores da China ofereceu assistência humanitária aos Estados Unidos após os acidentes, disse o porta-voz Guo Jiakun em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.
Um helicóptero Sea Hawk caiu por volta das 14h45 de domingo e, pouco depois, um caça F/A-18F Super Hornet também caiu no Mar da China Meridional, informou a Marinha.
Trump está a caminho de Tóquio e encerrará sua viagem em uma cúpula com o presidente chinês, Xi Jinping, na quinta-feira (30).

