Democrata acusou presidente americano de ‘proteger amigo corrupto’ em referência a Bolsonaro Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Hillary Clinton, Partido Democrata, Tarifas, tarifas de Trump CNN Brasil
A democrata Hillary Clinton criticou em publicação nas redes sociais a tarifa de 50% que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça impor contra o Brasil a partir de 1º de agosto.
Ela disse que os americanos vão pagar mais caro na carne bovina “apenas porque Trump quer proteger seu amigo corrupto”. A publicação acompanha uma matéria do New York Times, que diz: “Trump promete tarifa de 50% contra o Brasil, citando ‘caça às bruxas’ contra Bolsonaro”.
You’re about to pay more for beef not just because Trump wants to protect his corrupt friend… but also because Republicans in Congress have decided to cede their power over trade policy to him. www.nytimes.com/2025/07/09/w…
— Hillary Rodham Clinton (@hillaryclinton.bsky.social) 10 de julho de 2025 às 15:00
Em carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder republicano citou o processo no Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo o aliado Jair Bolsonaro, que é réu por suposta tentativa de golpe de Estado, e o que chamou de “ordens de censura” a mídias sociais para justificar a medida.
A taxa de 50% sobre os produtos brasileiros foi a mais alta de uma série de tarifas anunciadas esta semana.
Anteriormente, Donald Trump já havia defendido Jair Bolsonaro em publicações nas redes sociais. Ele chamou o julgamento de “caça às bruxas”, expressão que usava para se referir aos próprios processos, e pediu que deixassem Bolsonaro “em paz”.
Ao criticar as tarifas, Hillary Clinton disse ainda que os “Republicanos no Congresso decidiram ceder o seu poder sobre a política comercial para ele (Donald Trump)”. A democrata foi secretária de Estado dos EUA durante o governo Brack Obama e representou o partido nas eleições presidenciais de 2016, quando foi derrotada por Trump.