By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Hipertensão silenciosa: “Eu não sentia nada, até meus rins pararem” 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Hipertensão silenciosa: “Eu não sentia nada, até meus rins pararem” 
outros

Hipertensão silenciosa: “Eu não sentia nada, até meus rins pararem” 

Última atualização: 26 de abril de 2025 09:00
Published 26 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, reconhecido neste sábado (26), alerta para a importância do tratamento da doença mesmo em casos sem sintomas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Hipertensão silenciosa: “Eu não sentia nada, até meus rins pararem” no site CNN Brasil.  Saúde, Doença Renal, Hipertensão, Pressão alta CNN Brasil

Contents
Leia Mais62% dos brasileiros não procuram atendimento médico quando precisamMounjaro chega às farmácias em maio; saiba o preçoTratar pressão alta pode reduzir risco de demência, diz estudoTratamento da hipertensão pode evitar transplantes e outras complicações cardiovascularesAtividade física e dieta também fazem parte do controle da hipertensão

Quando Carlos Roberto da Silva Lucas, militar reformado da Marinha, recebeu o diagnóstico de pressão alta em uma consulta de rotina, ele ignorou as recomendações médicas para iniciar o tratamento. Na época com 43 anos, não sentia sintomas relacionados à hipertensão e, por isso, não sentiu necessidade de seguir as orientações para tomar remédios e mudar sua alimentação.

Anos depois, aos 47, já atuando na reserva, Carlos Roberto se sentiu mal em um dia de trabalho. Ao procurar o atendimento médico, ele descobriu que sua pressão arterial chegou a 24 por 18 e estava a ponto de sofrer um infarto. Após consultas médicas, um nefrologista identificou um rim atrofiado e outro funcionando com apenas 30% da capacidade. O motivo: anos de hipertensão não tratada.

Leia Mais

  • 62% dos brasileiros não procuram atendimento médico quando precisam

    62% dos brasileiros não procuram atendimento médico quando precisam

  • Mounjaro chega às farmácias em maio; saiba o preço

    Mounjaro chega às farmácias em maio; saiba o preço

  • Tratar pressão alta pode reduzir risco de demência, diz estudo

    Tratar pressão alta pode reduzir risco de demência, diz estudo

“O nefrologista descobriu que um dos rins estava paralisado havia mais de um ano”, relata Carlos Roberto à CNN. Hoje, ele tem 61 anos. “A partir daí, iniciei um tratamento com hemodiálise e fui imediatamente inscrito na fila de transplante”, conta.

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão arterial. A condição faz com que o coração exerça um esforço maior para que o sangue seja distribuído no corpo, aumentando o risco para diversas complicações, incluindo a insuficiência renal e problemas cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência cardíaca.

Segundo o Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia devido à hipertensão no Brasil. No entanto, a doença é silenciosa, ou seja, só apresenta sintomas quando atinge níveis muito elevados, como o caso de Carlos Roberto.

Portanto, o diagnóstico precoce por meio de exames de rotina é fundamental para evitar complicações de saúde e, até mesmo, a morte. Ações como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, reconhecido neste sábado (26), são fundamentais para a conscientização acerca da importância do tratamento adequado da condição.

“Nós temos tratamentos disponíveis para a hipertensão e nós precisamos aplicá-los. Mas tudo começa com a pessoa procurando atendimento médico e estando ciente da importância da doença”, afirma Luciano Drager, diretor da Unidade de Hipertensão da Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), à CNN.

“Se o paciente ficar nessa de só confiar em sintomas, nós vamos continuar em um cenário extremamente desfavorável com o impacto da hipertensão sobre várias doenças, incluindo as doenças renais”, completa.

Tratamento da hipertensão pode evitar transplantes e outras complicações cardiovasculares

O caso de Carlos Roberto não é único. De acordo com Drager, a hipertensão não tratada é uma das principais causas para a necessidade de hemodiálise ou de transplante de rim no Brasil e em outros países.

O especialista explica que a pressão alta pode danificar os rins devido à falta de suprimento sanguíneo causada pelo enchimento dos vasos sanguíneos, característico da doença. “Existe uma série de mecanismos que vão, aos poucos, agredindo o rim, pela alta pressão e reduzindo o fornecimento de oxigênio e de nutrientes. O vaso sanguíneo vai ficando cada vez mais enfraquecido e mais espesso, determinando maior agressão aos rins”, afirma.

No entanto, assim como a própria hipertensão, as complicações decorrentes dela também podem ser silenciosas, muitas vezes causando sintomas apenas em quadros mais graves. “Em casos mais avançados, a pessoa pode começar a ter sangramentos, náuseas, vômitos, alteração de consciência e confusão mental, mas já são sinais alarmantes de uma doença renal crônica bem avançada”, completa.

“Mesmo em pessoas que não desenvolveram doença renal ainda, é preciso pensar que ela também não está isenta de risco. Em cinco a 10 anos, ela pode evoluir [para doença renal]. Então, é preciso tratar a pressão para impedir esse avanço e evitar consequências graves da hipertensão, incluindo, além de problemas renais, doenças cardiovasculares”, completa.

Usando sua própria história como exemplo para alertar outras pessoas dos cuidados com a hipertensão e cobrar atendimento médico e tratamentos adequados para pacientes renais, Carlos Roberto é, atualmente, presidente da Associação de Renais Crônicos, Transplantados e Doadores da Paraíba (Renais-Paraíba).

“Eu sabia que era hipertenso, mas não tinha o conhecimento desses efeitos que a hipertensão poderia trazer ao meu sistema renal. Por sorte, eu não fui afetado também pela parte cardiológica”, afirma. “Eu sou um exemplo de que a hipertensão pode te fazer ser um paciente renal crônico. Eu sou um exemplo para todos para fazer exatamente o contrário do que fiz, para procurar um médico, principalmente se houver histórico de hipertensão na família”, reforça.

Atividade física e dieta também fazem parte do controle da hipertensão

O tratamento da hipertensão pode ser feito com medicamentos específicos que controlam a pressão arterial. No entanto, os cuidados também incluem mudanças no estilo de vida, com a adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Entre as principais recomendações do Ministério da Saúde estão:

  • Manter o peso adequado;
  • Evitar o excesso de sal, utilizando outros temperos para realçar o sabor dos alimentos;
  • Praticar atividade física regular;
  • Abandonar o fumo;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Controlar o diabetes.

Hipertensão: apenas 30% dos pacientes aderem ao tratamento

Este conteúdo foi originalmente publicado em Hipertensão silenciosa: “Eu não sentia nada, até meus rins pararem” no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Você atendeu e desligaram? Veja os perigos que cercam o “Ghost Calls”

CNN Talks debate nesta terça (8) regulação e financiamento climático 

Homens que incendiaram Floresta Nacional de propósito viram réus

Porta arrombada e sangue no chão. Veja como ficou restaurante invadido

Sob críticas por Selic alta, Galípolo almoça com parlamentares nesta terça 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Câmara aprova aumento de pena para injúria racial contra mulheres e idosos 

15 de abril de 2025
Policial federal que acabou com festa no DF jogou caixa de som no chão
Ludmilla faz show surpresa na parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo 
Jennifer Aniston posta clique inédito com Courteney Cox; veja 
Cartola do Grêmio joga nota de R$2 para arbitragem após eliminação 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?