Levantamento da plataforma SAS Educação mapeou temas que apareceram com mais frequência nas provas da universidade entre 2011 e 2024 Educação, Estudos, História do Brasil, Unicamp, Vestibular CNN Brasil
As inscrições para o Vestibular 2026 da Unicamp estarão abertas a partir desta sexta-feira (1º de agosto), conforme edital divulgado pela instituição no dia 23 de julho. Nesta edição, serão 2.520 vagas em diversas graduações.
O SAS Educação fez um mapeamento sobre os os temas mais cobrados na prova de História, considerando as edições aplicadas entre os anos de 2011 e 2024. O levantamento da plataforma pode ser útil para quem deseja direcionar os estudos, aprofundando a revisão dos conteúdos que costumam cair com mais frequência no vestibular da Unicamp.
Ao todo, as provas acumularam no período 158 questões de História. Entre os assuntos mais cobrados destacam-se o Brasil Colonial em primeiro lugar, com 14 questões, e ditadura civil-militar no Brasil e evolução do pensamento historiográfico empatados na segunda posição, com 6 questões cada.
Confira o ranking completo de História na Unicamp:
- Brasil Colonial (14 questões: 8,86%)
- Ditadura civil-militar no Brasil (6 questões: 3,80%)
- Evolução do pensamento historiográfico (6 questões: 3,80%)
- América Latina no século XX (5 questões: 3,16%)
- Civilizações da Antiguidade Clássica (5 questões: 3,16%)
- História pública (5 questões: 3,16%)
- Segunda Guerra Mundial (5 questões: 3,16%)
- Ciclos econômicos (4 questões: 2,53%)
- Estudo da História (4 questões: 2,53%)
- Período Joanino e Independência do Brasil (4 questões: 2,53%)
- Abolição da escravidão (3 questões: 1,90%)
- Absolutismo monárquico (3 questões: 1,90%)
- Ascensão de regimes autoritários (3 questões: 1,90%)
- Descolonização da América (3 questões: 1,90%)
- Direitos Humanos e movimentos sociais (3 questões: 1,90%)
- Expansão ultramarina e mercantilismo (3 questões: 1,90%)
- Primeira República (3 questões: 1,90%)
Perfil do vestibular da Unicamp
Segundo a análise do SAS Educação, o vestibular da Unicamp valoriza a interdisciplinaridade e o pensamento crítico, com provas voltadas para estudantes analíticos e conectados com o presente.
O exame costuma exigir tanto domínio conceitual quanto habilidade de interpretar e aplicar conhecimentos em contextos diversos, promovendo uma formação crítica e conectada com os desafios atuais.
Os vestibulares da Unicamp também costumam contar com uma incidência significativa de temas ligados à realidade urbana, histórica e social. Entre os destaques estão conteúdos como urbanização e migrações em Geografia, movimentos sociais e direitos humanos em História e Sociologia, e debates sobre gênero, pós-modernidade e marxismo em Filosofia.
Unicamp divulga edital do Vestibular 2026; veja principais pontos